Mineração

Páginas: 9 (2052 palavras) Publicado: 10 de outubro de 2011
MINERAÇÃO

Mineração é um termo que abrange os processos, atividades e indústrias cujo objetivo é a extração de substâncias minerais da rocha ou do solo. O termo surgiu a partir do século XV. Mas muito antes do calendário Cristão já existia esta atividade, pois havia a preocupação em encontrar materiais capazes de produzir armas, ferramenta e utensílios, como argila, para a confecção decerâmicas e potes, além de minerais para pigmentação de pinturas e roupas. São inúmeros os recursos minerais a serem extraídos como: ouro, prata, petróleo, gás natural, ferro, areia etc.

O Subsolo brasileiro possui importantes depósitos minerais. Parte dessas reservas são consideradas expressivas no âmbito mundial. O Brasil produz cerca de 70 substâncias metálicas, não metálicas e energéticas. Noâmbito mundial podemos destacar a produção de Nióbio (92%), Minério de ferro (20% 2º maior produtor mundial), Tantalita (22%), Manganês (19%), Alumínio e Amianto (11%), Grafita (19%), entre outros. A exploração mineral pode ser realizada por minas subterrâneas ou de superfície, ou seja, a céu aberto.

De um modo geral, todas as pessoas são beneficiadas direta ou indiretamente através da Indústriade Mineração, pois, é esta indústria que irá retirar da natureza a matéria-prima (minerais, metais, gases etc.) que será transformada em infinitos bens de produtos, como: portas, janelas, ferramentas, meios de transportes, construções, medicamentos, geração e transmissão de energia entre muitos outros, sem contar na geração de empregos diretos e indiretos provenientes da atividade de mineração. Éum dos setores básicos da economia do país, contribuindo de forma decisiva para o bem estar e a melhora na condição de vida da população. Sendo fundamental o seu papel no desenvolvimento de uma sociedade justa, desde que agregada com responsabilidade social e desenvolvimento sustentável. O crescimento da atividade de mineração traz sem dúvida benefícios econômico para os estados e municípios.Dados da empresa Consultoria Economática, apontam a mineradora Vale do Rio Doce como a empresa de maior lucro do Brasil, apenas no ano de 2010, a Vale teve um lucro Liquido no valor de US$ 6,29 bilhões, ocupando o terceiro lugar no ranking mundial, logo atrás em quinto lugar a petroleira Petrobrás com lucro de US$ 5,056 bilhões.

IMPACTOS NEGATIVOS

Os impactos ambientais variam de acordo como material extraído, é uma atividade insustentável por que explora recursos não renováveis através de métodos nocivos e poluentes. O ar poderá ser contaminado por impurezas, como poeira e combustíveis tóxicos ou inertes, capazes de penetrar nos pulmões, a partir de várias fases do processo, gases, fumos de mercúrio, cianetos, etc. Além disso, o uso de máquinas como britadeiras escavadeiras ouaté mesmo os caminhões utilizados para o transporte, produzem altos índices de ruídos, causando o desconforto para os moradores das redondezas da mina.

A atividade mineradora deixa um grande rastro de destruição no que se diz respeito à degradação visual da paisagem, onde são abertas grandes crateras, desmatamento e alteração da tipografia. Em geral a mineração provoca uma serie de efeitos nãodesejados como: alterações ambientais, depreciação de imóveis circunvizinhos, conflito de uso do solo, geração de áreas degradadas e transtornos ao tráfego urbano. Estes efeitos geram conflitos junto à comunidade, pois as empresas não se informam quanto a expectativas, anseios e preocupações da comunidade que vive nas proximidades dessas empresas. É um dos meios pelos quais os metais entram noambiente, depósitos de rejeitos e pilhas de estéril, decorrentes de atividade de mineração, podem ser fontes de contaminação ambiental devido à presença de metais pesados e arsênio, principalmente quando esses materiais contêm minerais sulfetados(elemento químico combinado com enxofre) e teores elevados de metais. Elementos dissolvidos de rejeitos, se atingirem os cursos d’água, podem impactar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mineração
  • Mineração
  • Mineração
  • Mineraçao
  • Mineração
  • Mineração
  • Mineraçao
  • Mineração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!