Mina subterrânea

Páginas: 13 (3182 palavras) Publicado: 27 de novembro de 2011
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
CAMPUS DO SUL E SUDESTE DO PARÁ
FACULDADE DE ENGENHARIA DE MINAS E MEIO AMBIENTE

Metodologia Tecnológica e Científica

MARABÁ – PA
2011


SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
CAMPUS DO SUL E SUDESTE DO PARÁ
FACULDADE DE ENGENHARIA DE MINAS E MEIOAMBIENTE

LAVRA SUBTERRÂNEA

Por: Pedro Vitor Pastana da Cunha
(Graduando em Engenharia de
Minas e Meio Ambiente – UFPA)Prefessor: Kildemar Dantas

MARABÁ-PA
2011

SUMÁRIO

1-




1. INTRODUÇÃO

A escolha do método de lavra é uma das decisões mais importantes que são tomadas durante o estudo de viabilidade econômica. Na fase de planejamento, a seleção é baseada em critérios geológico, social,geográfico e ambiental, todavia as condições de segurança e higiene devem ser garantidas durante toda a vida útil da mina. Os aspectos relativos à estabilidade da mina, à recuperação do minério e à produtividade máxima também devem ser considerados.
A seleção do método de lavra é um dos principais elementos em qualquer análise econômica de uma mina e sua escolha permite odesenvolvimento da operação. Numa etapa de maior detalhe, pode constituir-se como fator preponderante para uma resposta positiva do projeto. A seleção imprópria tem efeitos negativos na viabilidade da mina.
A mineração é uma atividade que é praticada em todo mundo e as técnicas de extração empregadas estão em constante evolução. Os métodos são limitados pela disponibilidade e desenvolvimentodos equipamentos e, como todos os fatores que influenciam em sua seleção, devem ser avaliados levando-se em conta os aspectos tecnológico, social, econômico e político; a escolha do método de lavra pode ser considerada tanto uma arte como uma ciência.
Comumente o método de lavra é designado como sendo a técnica de extração do material. Isso define a importância de sua seleção, já quetodo o projeto é elaborado em torno da técnica utilizada para lavrar o depósito. Os trabalhos de infra-estrutura estão diretamente relacionados com o método.
Embora possam ocorrer modificações durante os serviços de lavra, implicando custos adicionais, essas alterações, geralmente, não produzirão um projeto ótimo em termos de eficiência operacional, porém, caso seja imperioso essamudança, será preciso estabelecer um método que possua maior flexibilidade em termos de variações na técnica de extração. O emprego do termo "técnica de extração" reflete os aspectos técnicos da seleção do método, que é parte fundamental da análise, dimensionamento dos equipamentos, disposição das aberturas e seqüência de lavra.
A maioria das minas utiliza mais de um método de lavra nasua operação. Um dado método pode ser mais apropriado para uma zona do depósito, todavia em outras partes seu emprego pode não ser a melhor opção.
Selecionado o método, este deve ser seguro e produzir condições adequadas para os funcionários, fomentar a redução dos impactos causados ao meio ambiente, permitir condições de estabilidade durante a vida útil da mina, ser flexíveladaptando às diversas condições geológicas e à infra-estrutura disponível, permitindo atingir a máxima produtividade reduzindo o custo unitário.
As características físicas do depósito limitam as possibilidades de aplicação de alguns métodos de lavra. A profundidade e a extensão do capeamento fornecem uma indicação preliminar sobre a aplicabilidade de técnicas de lavra a céu aberto....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Planejamento de mina subterrânea
  • MINA SUBTERRANEA 2
  • Dimensionamento de suportes para mina subterranea
  • Desmonte em mina subterrânea
  • Abertura de chaminés em mina subterrânea
  • Monografia Ventilação de Mina Subterrânea
  • Metodos de contenção de taludes e mina subterranea
  • MINA SUBTERRÂNEA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!