milllllll

892 palavras 4 páginas
UNIP – Universidade Paulista

Engenharia Mecânica

Turma – 5°S/T/U

UNIP – Universidade Paulista

Relatório- Tubo de Pilot 5º Semestre de 2013

Introdução ao conceito

Cálculos e gráficos

1-CONCEITO DO TUBO DE PIlOT
O tubo de Pilot foi criado em 1732 pelo físico francês Henri Pilot (1665- 1743). Seu principal objetivo era medir a velocidade do fluxo da água no Rio Sena, que atravessa Paris. A partir de então, o tubo de Pilot difundiu-se em diversas aplicações e evoluções decorrentes da primeira tentativa.
O tubo de Pilot funciona basicamente como um medidor de pressão diferencial, necessitando para isso, possuir duas pressões bem definidas e comparadas. A primeira fonte de pressão do sistema é a pressão total tomada na extremidade do tubo de Pilot através de sua entrada frontal principal, relativa ao fluxo de dado fluido. O tubo de Pilot mede não somente a pressão do ar, mas de todos os possíveis fluidos.
A segunda tomada de pressão é a de pressão estática, que pode ou não ser tomada na mesma localidade do tubo de Pilot. Geralmente essa tomada localiza-se nas proximidades da tomada de pressão total, se não, no mesmo corpo do tubo de Pilot, porém também pode estar locada em uma posição totalmente distinta da tomada de pressão total. A tomada de pressão estática precisa estar localizada numa posição de ângulo reto ao fluxo laminar do fluido, para melhor precisão. A diferença de pressão pode então, depois de medida, ser chamada de pressão dinâmica. (Relatório FETRAN, MORETTI, Bruno, NC).
Simplificando, o Tubo de Pilot é um tubo com uma abertura em sua extremidade, sendo esta, colocada na direção da corrente fluida de um duto, mas em sentido contrário. A diferença entre a pressão total e a pressão estática da linha nos fornecerá a pressão dinâmica a qual é proporcional ao quadrado da velocidade.

2. Equações utilizadas:

3. Exemplos de

Relacionados