milho bt

Páginas: 5 (1148 palavras) Publicado: 10 de novembro de 2014
O que são organismos geneticamente modificados (OGM) ou transgênicos?

São aqueles que possuem em seu genoma um ou mais genes provenientes de outra espécie ou da mesma, desde que tenham sido modificados e/ou inseridos por meio de técnicas da engenharia genética. Todos os organismos vivos são constituídos por conjuntos de genes, que determinam suas características e definem as espécies. Noentanto, por meio da biotecnologia, plantas, animais ou microrganismos podem ter sua composição genética modificada em laboratório, rompendo a barreira natural do cruzamento sexual que separa as espécies.

O que é milho transgênico com o gene do Bt, ou milho Bt?
É o milho geneticamente modificado, no qual foram introduzidos genes específicos da bactéria de solo, Bacillus thuringiensis, quepromovem na planta a produção de uma proteína tóxica específica para determinados grupos de insetos.

O milho Bt controla todas as pragas da lavoura de milho?
Não. As toxinas produzidas pelo Bt são específicas para determinados grupos de insetos.

Como a toxina do Bt age no controle de lagartas?
A bactéria Bacillus thuringiesis possui em seu genoma uma classe de genes chamados cry, que produz nasua célula proteínas que são tóxicas para grupos específicos de insetos. Essa especificidade está relacionada com a atividade das toxinas entre os receptores no intestino médio do inseto.

Quais genes oriundos do Bt estão incorporados no milho?
Para resistência a pragas na cultura do milho, destacam-se os eventos que expressam as toxinas Cry 1A(b) e Cry 1F, com atividade sobre os lepidópteros, eo Cry3Bb1, para o controle de coleópteros (larvas de Diabrotica spp.). Mais recentemente, foi liberado (Cry1A.105 e Cry2Ab2), que representa uma segunda geração de milho transgênico resistente a insetos, pois produz simultaneamente duas proteínas derivadas do Bacillus thuringiensis, ativas contra lagartas-praga.

Quantos eventos de milho Bt estão registrados no Brasil e quais suas pragas-alvo?A toxina do Cry 1A(b) e um evento expressando a toxina Cry 1F. Essas duas toxinas têm atividade sobre os lepidópteros.
Pragas: lagarta-do-cartucho-do-milho, lagarta-da-espiga-do-milho, broca-da-cana-de-açucar.

Existem diferenças entre as toxinas do Bt quanto à eficiência sobre as diferentes lagartas ou pragas?
Sim. As toxinas do Bt apresentam alta especificidade, e, dentro do mesmo grupo deinsetos, a atividade de cada toxina é diferenciada.

As toxinas cry dos Bt são seletivas a inimigos naturais e a outros insetos, como abelhas?
Sim. As toxinas cry do Bt são altamente específicas, resultando em alta seletividade na sua atividade, agindo apenas nas espécies-alvo.


A toxina do Bacillus thuringiensis pode causar algum problema para os vertebrados e seres humanos?
Não, a toxinasó se torna ativa quando ingerida pelo inseto, porque precisa de condições de pH alcalino, acima de 8, para ser ativada. Essas condições são encontradas no tubo digestivo das lagartas, por exemplo.

Qual a expectativa de controle de pragas com a transgenia?
Os resultados obtidos com híbridos Bt expressando a toxina Cry 1 A(b), no campo, na primeira safra cultivada (2008–2009) com milho Bt,revelaram certa variabilidade no nível de proteção das plantas contra o ataque da lagarta-do-cartucho-do-milho.

Híbridos transgênicos com genes do Bt podem necessitar de inseticidas?
No Brasil, a comparação da eficiência a campo entre os híbridos de milho Bt, com os eventos hoje disponíveis no mercado, ainda é restrita. A eficiência para algumas das espécies-alvo é bastante alta e pode dispensartotalmente a aplicação de defensivos.

Há necessidade do uso do tratamento de sementes com inseticida quando se usa o milho Bt?
Sim. Embora a proteína tóxica seja expressa durante todo o ciclo de desenvolvimento da planta, proporcionando controle dos insetos sensíveis à toxina, as cultivares transgênicas hoje comercializados no Brasil não dispensam o tratamento de sementes.

O nível de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Milho BT
  • cry milho Bt
  • milho
  • Milho
  • Milho
  • Milho
  • milho
  • Milho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!