Mihlk

384 palavras 2 páginas
A partir dos anos 20 e 30, o” desporto de alto nível” ganhou espaço no interior das sociedade e, consequentemente, da Educação Física. Nos anos 60-70, o desporto de alto nível fica subjugada a
Ed. F., tentando colocá-la como mero apêndice de um projeto que privilegia o Treinamento
Desportivo.
Como a Ed. Física Militarista, Ed. F. Competitivista também está a serviço de uma hierarquização e elitização social. Seu objetivo fundamental é a caracterização da competição e da superação individual como valores fundamentais e desejados para uma sociedade moderna, a Ed. Física volta-se para o culto do atleta-herói.
No âmbito da Ed. Física Competitivista, a ginástica, o treinamento, os jogos recreativos etc. ficam submetidos ao desporto de elite e performance.
 EDUCAÇÃO FÍSICA POPULAR
No final da Ditadura do Estado, veio à tona o Movimento Operário e Popular, formando assim ,os Comitês Populares Democráticos, preocupados co o sistema educacional e também com a questão do lazer e da Educação Física, reivindicando do Poder Público, mais escolas , quadras esportivas, jardim de infância e praças.
Ao contrário das concepções anteriores, a Ed. Física Popular não revela uma produção teórica
(livros, períodos, teses etc.), ela se sustenta quase que exclusivamente numa “teorização” transmitida oralmente entre gerações de trabalhadores deste país.
Todavia, e possível resgatar uma concepção de Ed. Física que, veio historicamente se desenvolvendo com e contra as concepção ligadas à ideologia dominante. Ela não se preocupa com a saúde publica, pois esta questão esta ligada a organização econômica e política do país, tão pouco se preocupa e nem pretende disciplinar “homens” e muito menos está voltada para busca de medalhas. Ela é, antes de tudo, ludicidade e cooperação, e aí o desporte, a dança, a ginástica, assumem um papel de promotores da organização e mobilidade da classe trabalhadora.
 EDUCAÇÃO FÍSICA CRÍTICO SOCIAL
A Educação Física até a década de 70 não

Relacionados