MIGUEL TORGA

Páginas: 4 (887 palavras) Publicado: 11 de março de 2015
Bom dia, Sr. Correia da Rocha. Estamos expectantes, eu e os espectadores, para o ouvir! É uma honra tê-lo aqui connosco nesta entrevista. Diga um bocadinho de si.
Bom dia eu é que agradeço por estainaudita entrevista. Eu sou Adolfo de Correia da Rocha, nasci em São Martinho da Anta a 12 de Agosto de 1907, e fui um dos mais influentes poetas e escritores portugueses do séc. XX. Destaquei-me comopoeta, contista e memorialista, mas escrevi também romances peças de teatro e ensaio. O meu pseudónimo é Miguel Torga
Como foi a sua infância?
Em 1917 aos dez anos fui para uma casa apalaçada doPorto, habitada por parentes. Fardado de Branco, eu, servia de porteiro, moço de recados, regava o jardim, limpava o pó, polia os metais da escadaria nobre e atendia campainhas. Fui despedido um anodepois devido à constante insubmissão. Em 1918 fui mandado para o seminário de Lamego, onde vivi um dos anos crucias da minha vida. Estudei Português, Geografia e Historia, aprendi latim e ganheifamiliaridade com os textos sagrados. Pouco depois, comuniquei ao meu pai que não seria padre. Emigrei para o Brasil em 1920, ainda com 12 anos, para trabalhar para o meu tio, proprietário de uma fazenda decafé em Minas Gerais. Ao fim de 4 anos, o meu tio apercebeu-se da minha inteligência e patrocinou-me os estudos liceais no Ginásio Leopoldinense, em Leopoldina. Distingui-me como um aluno dotado. Em1925 convicto de que eu viria a ser doutor em Coimbra, o meu tio propôs-me pagar-me os estudos como recompensa dos 5 anos de serviço o que me levou a regressar a Portugal e concluir os estudos liceais.Em 1928, entrei para a Faculdade de Medicina da Universidades de Coimbra e publiquei o meu primeiro livro de poemas " Ansiedade". Em 1933 conclui a licenciatura em Medicina pela Universidade deCoimbra.
Quando é que começou a sua vida pública, ou seja, quando começou a ser conhecido?
Em 1929, com vinte e dois anos, dei início à colaboração na revista " Presença" com o meu poema " Altitudes ". Em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Miguel Torga
  • Miguel Torga
  • Miguel Torga
  • Miguel torga
  • miguel torga
  • MIGUEL TORGA
  • Miguel torga
  • Miguel torga

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!