migração das beleias

700 palavras 3 páginas
A migração das baleias cinzentas do pacífico é típica: no princípio do Inverno, talvez motivadas pelas numerosas mudanças hormonais devido ao encurtamento dos dias, estes se deslocam para sul a fim de se reproduzirem nas lagoas quentes e pouco profundas das costas Mexicanas. No mês de Fevereiro, as baleias azuis emigram de novo até norte para alimentaram-se ao longo da costa do Alasca e do mar de Beaufort. As mães ficam nas zonas de reprodução um pouco mais de tempo, com o fim de permitir que a sua cria obtenha força suficiente para o longo trajecto que espera a ambos.
A,0 baleia-jurb seguem o mesmo cenário. Estas se reproduzem nas zonas das Antillas, emigrando até à costa ocidental do oceano Atlântico na Primavera, para dispersar-se nas zonas de alimentação entre o golfo de Maine e Islândia. Uma povoação menos importante emigra entre a Noruega, África ocidental e os arquipélagos de Cabo Verde.
Devido à inversão das temporadas no hemisfério Meridional, as baleias-jubarte se reproduzem entre Junho e Outubro ao longo das costas tropicais dos continentes Meridionais e ao redor das ilhas do pacífico tais como a Nova Caledónia e o arquipélago de Tonga. Estas populações de baleias passam o Verão no oceano Austral rico em krill que rodeia o Oceano Antárctico.
A maior migração efectuada por um mamífero marinha é a das baleias-jubarte que passam o Verão na península do Oceano Antárctico, no sul do Cabo de Hornos e se reproduzem na zona das costas de Colômbia e de Costa Rica.

A maioria das baleias austrais ficam em metade no Oceano Austral, mas algumas se alimentam ao bordo das costas meridionais de África, América do sul e na Austrália.
A migração da maioria dos cetáceos com dentes não é tão precisa como a dos cetáceos com barbas. De resto, uma grande parte delas é nómada, invés de migratória. A única migração conhecia deste tipo de baleias é a do grande cachalote: enquanto as fêmeas e os jovens machos ficam nas águas quentes, no Verão os machos adultos emigram

Relacionados