migrantes japa

Páginas: 2 (428 palavras) Publicado: 24 de junho de 2015
Com a abolição da escravatura em 1888, o país teve que recorrer ­a mão de obra europeia e posteriormente a japonesa. Em 1895 é estabelecido o Tratado de Amizade e Comércio e Navegação entre Brasil eo Japão, o tratado foi acertado com a vinda do deputado japonês Tadashi Nemoto, o qual autorizou a vinda de japoneses para o território.
O acordo foi facilitado pelo fato de que na época o Japãopassava por uma crise financeira, assim o governo japonês começou a encorajar sua população para emigrar. A primeira remessa de imigrantes chegou em 1907 alcançou a casa de mil japoneses, os quaisdesembarcaram em Santos-Sp. Em três anos mais de três mil japoneses chegaram ao Brasil. Ao chegarem eram levados para hospedaria dos imigrantes, localizada em São Paulo, onde era destinados as fazendas eaos tipos de empregos que iriam ter.
Um fato importante para a expansão do da frente agrícola no oeste paulista e norte do Paraná, foi a formação de núcleos agrícolas compostos por imigrantes japonêsque já tinham comprido seus contratos nas fazendas. Iniciativas como de agricultores da cidade de Cotia, que fundaram uma Cooperativa Agrícola, em dezembro de 1926, para escoar sua produção de batatassem dependerem de intermediários. Simples na origem, a iniciativa transforma-se na maior empresa agrícola do País.
Na Segunda Guerra Mundial, os japoneses residentes no Brasil tiveram seus meios decomunicação censurados, as transmissões de radio japonês foram bloqueadas, escolas feitas para atender crianças japonesas foram fechadas. A situação foi normalizada após o fim da guerra e derrotajaponesa.
Em 1947 é eleito o primeiro representante político japonês, facilitando a vinda de mais imigrantes e facilitando os que já estavam em terras brasileiras, assim houve o Relançamento dos jornais emidioma japonês. São Paulo Shimbun foi o primeiro deles, e foi lançado em 12 de outubro de 1946. Jovens deixam a agricultura para estudar e se dedicar ao comércio nas grandes cidades. Campanhas foram...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • japa
  • Os japas
  • Japa
  • migrantes
  • migrantes
  • Eu migrante
  • MIGRANTE
  • Migrantes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!