migracoes comtemporanes

489 palavras 2 páginas
Os movimentos migratórios contemporâneos.

O ser humano sempre migrou, a mobilidade é uma das características do ser humano. Eles vão atrás de melhora de vida ou fogem de alguma catástrofe natural (enchentes, terremotos, etc) ou social (fome, guerras, etc).
Atualmente o fluxo de migrantes acontece, em sua maior parte, dos países em desenvolvimento do sul para os países desenvolvidos do norte. Essas pessoas são aquelas que já possuem alguma condição. Migrar é caro, mesmo ilegalmente. Os imigrantes saem de países com IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) médio e vão para outros com IDH elevado e com alguma proximidade cultural. Esses movimentos são maximizados nos dias de hoje em consequência, principalmente, da evolução dos meios de transportes. As regiões de onde saem mais imigrantes são América Latina e Ásia.

Alguns fluxos apresentam os seguintes sentidos:
Saem do norte da África (Magreb e África Ocidental) e vão para França, Espanha, Portugal e Inglaterra;
Saem da América Latina e vão para os EUA;
Saem da Turquia e da Europa Oriental e vão para Alemanha e para demais países da Europa Ocidental.
É preciso lembrar também as migrações africanas, estimuladas pela miséria e pelos conflitos étnicos, os fluxos de hispânicos para os EUA e as migrações em direção aos países mais ricos da União Europeia, vindas, por exemplo, das ex-repúblicas socialistas ou de ex-colônias.
Dados apontam que 175 milhões de pessoas vivem fora do país em que nasceram. No que se refere à distribuição da população migrante, a maior parte vivia na Ásia, seguida pelos EUA e Canadá Europa ocidental e a ex-União Soviética. Menor a presença na África, América Latina e Oceania. Os principais fluxos migratórios são para :os EUA seguidos pela Rússia, Alemanha a Ucrânia , a França e a Índia
Nota-se que a maior parte dos processos migratórios ocorre com pessoas saindo do sul (pobre) e indo para o norte (rico). E um pequeno movimento entre os países do sul, mas esses

Relacionados