Migracões

Páginas: 10 (2430 palavras) Publicado: 19 de agosto de 2011
Migrações

As migrações ocorrem ainda hoje e são movimentos populacionais aleatórios. Segundo o Relatório de desenvolvimento humano o número de imigrantes internacionais (pessoas que vivem fora do seu país) passou de 76 milhões em 1960 para 175 milhões em 2000. As razões que levem as pessoas a migrar são numeras, podendo ser determinadas por diversos fatores, são eles:
• Econômicos - São osfatores predominantes. Muitas vezes as pessoas migram em busca de trabalho e melhores condições de vida.
• Políticos - Por exemplo, problemas de fronteiras,formação de novas nações ou guerras, que geram divergências, perseguições e até a expulsão de populações inteiras de seu território.
• Conflitos religiosos ou étnicos – Como a perseguição dos judeus no século XX, no período das guerrasmundiais que provocou emigrações da Europa.
• Naturais – Migrações provocadas por catástrofes naturais: enchentes, terremotos, erupções vulcânicas etc.

Migrações externas
O desenvolvimento do capitalismo acelerou os movimentos migratórios. Com a colonização nos séculos XVI e XVII ocorreram migrações espontâneas de colonização e migrações forçadas, como foi o caso do comércio de africanosescravizados, atividade que transferiu milhões de pessoas de seu ,continente de origem para outros continentes.
Outras migrações não exatamente forçadas, mas que resultam de opressão, podem ocorrer em consequência de guerras, perseguições políticas, falta de condições que satisfaçam as necessidades básicas (o desemprego, por exemplo) e negação do acesso à terra. A partir do século XVIII, o mundoconheceu um movimento migratório de grandes proporções. Naquele período, cerca de 60 milhões de europeus migraram para todas as partes do mundo, sobretudo para a América e a Oceania. Milhões de asiáticos também migraram para a América e outros continentes.
Podemos dizer, então, que durante muito tempo a Ásia e a Europa desempenharam um papel predominantemente emigratório ou de ou de repulsãopopulacional. Na África, além das migrações forçadas do passado, relacionadas ao processo de colonização, nos dias atuais um grande número de trabalhadores tem se dirigido principalmente para a Europa em busca de emprego.

Os imigrantes entram no Brasil
A vinda de imigrantes para o Brasil delineia-se a partir da abertura dos portos às "nações amigas" (1808) e da independência do país (1822). Éimportante distinguir o legado dos imigrantes portugueses no Brasil daquele legado da colonização até 1822 que também trouxe benefícios para a formação sócio-econômica do Brasil. Foram momentos históricos diferentes. A trajetória de muitos imigrantes é um exemplo da importância tanto do empreendedorismo quanto da formação e educação profissional para o desenvolvimento de pessoas, empresas e países.Além disso, os imigrantes portugueses difundiram no Brasil e no mundo o belo idioma e a variada cultura portuguesa.
À margem dos deslocamentos populacionais voluntários, cabe lembrar que milhões de negros foram obrigados a cruzar o oceano Atlântico, ao longo dos séculos XVI a XIX, com destino ao Brasil, constituindo a mão-de-obra escrava. Os monarcas brasileiros trataram de atrair imigrantespara a região sul do país, oferecendo-lhes lotes de terra para que se estabelecessem como pequenos proprietários agrícolas. Vieram primeiro os alemães e, a partir de 1870, os italianos, duas etnias que se tornaram majoritárias nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Entretanto, a grande leva imigratória começou em meados de 1880, com características bem diversas das acima apontadas.
Aprincipal região de atração passou a ser o estado de São Paulo e os objetivos básicos da política imigratória mudaram. Já não se cogitava de atrair famílias que se convertessem em pequenos proprietários, mas de obter braços para a lavoura de café, em plena expansão em São Paulo. A opção pela imigração em massa foi a forma de se substituir o trabalhador negro escravo, diante da crise do sistema...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Migraçoes
  • As Migrações
  • migrações
  • Migrações
  • Migrações
  • Migrações
  • Migrações
  • Migrações

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!