Migrações

Páginas: 10 (2368 palavras) Publicado: 11 de outubro de 2011
UFCD → STC (Sociedade, Tecnologia e Ciência)
NÚCLEO GERADOR → Modelos de Urbanismo e Mobilidade DOMÍNIO DE REFERÊNCIA → Mobilidades Locais e Globais Migrações
Autores → António Fontelas, Francisco Neves, Ricardo Henriques

Índice

Índice ………………………………………………… 2
Introdução ……………………………………………. 3
Desenvolvimento do tema ……………………………. 3
História de um emigrante/imigrante…………………. 11Conclusão ……………………………………………… 13
Bibliografia/Webgrafia………………………………… 14

Introdução

Este grupo, que teve a sorte de ter no inicio do trabalho um elemento que é emigrante e imigrante, passando pelas várias experiências da migração em diferentes países e diferentes situações da sua vida, e que após algum diálogo conclui que quase todos os seus membros tiveram alguma experiência deste tipo, dentrodo país.
Com base nas suas experiências e opiniões pessoais, este grupo propõem-se a fazer uma análise dos vários tipos de movimentos migrantes, bem como alguns dos motivos que os impulsionaram e os efeitos daí advindos, tanto para os migrantes, como para os povos que os acolhem e para aqueles onde se situam as suas raízes.
Assim faremos um enquadramento histórico da imigração Portuguesa,por ser este o movimento onde temos mais conhecimentos, não esquecendo os movimentos dentro das nossas fronteiras, bem como a realidade que é hoje a emigração, neste rectângulo à beira mar plantado.

Desenvolvimento do tema

A migração é a deslocação de pessoas do seu habitat original para outro.
Consoante a deslocação espacial a migração toma várias denominações. Quando realizada dentro domesmo continente, chama-se de intracontinental, sendo realizada entre continentes denomina-se de intercontinental, também pode ser transoceânica, quando envolve a passagem pelo oceano para atingir o ponto de destino.Á realização de qualquer migração para fora do pais por um sujeito, dá-se o nome de emigração, mas quando se dá uma entrada num pais, será imigração para o povo nativo, o balanço entre aentrada e saída de pessoas é chamado de saldo migratório.
Dentro do próprio país temos migrações internas, sendo êxodo rural e êxodo urbano. O êxodo rural será a movimentação das populações dos campos para as cidades, enquanto o êxodo urbano é a saída das cidades para as periferias ou campos.
A emigração é o mais antigo, mais falado e mais conhecido pelo povo português, não fossem osportugueses considerados os pioneiros na descoberta de novas terras para colonizar (conquistar).
A migração portuguesa, iniciou-se com a saída dos primeiros emigrantes (colonos) para a ilha da Madeira em 1425 com carácter definitivo quanto à sua permanência temporal.

Actualmente cerca de 4,9 milhões de portugueses residem fora das fronteiras.
No inicio de século XX e até metade deste o principaldestino da emigração, foi o continente Americano, com especial destaque para o Brasil e Argentina. Nos anos 60 e 70 este movimento deixa de ser basicamente intercontinental e situa as suas rotas dentro do continente Europeu, com predominância para a França, com um grande numero de emigrantes Portugueses, muitos dos quais ilegais, que emigram por questões económicas politicas, ou mesmo como forma deescaparem ao serviço militar obrigatório, que era quase o mesmo que ter que ir para a guerra nas ex-colónias Portuguesas. Quem conhecer alguém na casa dos 70 anos, que tenha estado emigrado em França, pode ouvir da boca deste, muitas histórias das chamadas passagens das fronteiras “a salto”, protagonizadas por ele ou por pessoas que conheceu, são normalmente narrativas cheias de perigos e aventuras,algumas vezes bastante aumentadas, para causar um melhor efeito em quem as ouve, ou mesmo para criar um certa faceta de herói a quem as conta, ou viveu.

Nos anos 70 a França é substituída pela Alemanha, como destino predilecto de todos aqueles, que iam procura melhores condições de vida além fronteiras.
Esta debanda de Portugueses não se manteve só...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Migracões
  • Migraçoes
  • As Migrações
  • migrações
  • Migrações
  • Migrações
  • Migrações
  • Migrações

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!