Migrações

Páginas: 5 (1073 palavras) Publicado: 1 de outubro de 2012
As Migrações

• Conceito  Mudança de seu lugar de origem para outro destino implicando na mudança residencial.
O aumento dos fluxos migratórios se deve na grande maioria das vezes a situação sócio econômico e de conflitos expulsões (étnicos, políticos e religiosos). A preocupação dos países receptores, desenvolvidos, são os impactos negativos no mercado de trabalho, na segurança e nosserviços sociais.
• Porque os alarmes só soaram agora e não antes? As migrações de hoje são as que poderiam ser previstas há vinte anos, além das migrações que seguem as direções tradicionais a um novo panorama do movimento de pessoas no mundo. E isso preocupe os novos países imigrantes e emigrantes. Pois suas politicas e suas sociedades não estavam preparas para esse fenômeno. Alguns lideres políticosdefendem que as migrações internacionais tem contribuído para o desemprego e a sobrecarga dos setores públicos dos países receptores. Mas a realidade e outra. Em países desenvolvidos os imigrantes não constituem concorrência pra os nativos e sua contribuição e geralmente superior á utilização dos serviços sociais.

As migrações e a Internacionalização da economia

• As migrações massivas doinicios dos séculos XX e XXI.
Século XX  Veio Em resposta a um movimento de equilíbrio entre excedentes e escassez de população com relação a distribuição de trabalho. As migrações eram vistas como uma contribuição ao desenvolvimento dos países receptores, como uma esperança de futuro para os migrantes. E uma descompressão dos países expulsores.
Século XXI  As migrações deste século, respondemao desequilíbrio crescente entre um mundo desenvolvido e os chamados em desenvolvimento, esse movimento e visto mais como ameaça por parte dos países receptores.

No século XX, eram vistas como uma redistribuição dos recursos humanos, considerado como parte da riqueza das nações; As atuais são vistas como uma redistribuição da pobreza em um mundo caracterizado pelas concentrações de riquezas.A resposta politica frente a essa nova situação é a da restrição às migrações, partindo do pressuposto de que quanto menos estrangeiros, maior oportunidade aos nativos no mercado de trabalho e menores cargas sociais. Em geral, as migrações se tornam indesejáveis em termos políticos e atrativa para o mercado de trabalho informal, assim, os migrantes estão condenados à ilegalidade.
O principio daeconomia de mercado supõem o livre movimento do capital, de produtos e de trabalho. Inversamente as políticas migratórias restringem uma fixação do fator trabalho ao crescimento dos demais fatores.
Aplicação prática – Formam-se espaço de livre circulação de pessoas (U.E.), mas com restrições do ingresso daqueles que não pertencem a essa bloco. Por outro lado, as trocas demográficas vêm precedendoum envelhecimento da população, em consequência, diminui a população ativa. Assim os estados são obrigados a implantarem politicas de imigração seletiva.

As migrações e a nova ordem política
O novo panorama politico tem como primeiro efeito importante o direito de milhões de pessoas poderem se movimentar livremente de seus países até onde quiserem.
Durante a guerra fria, havia um interesseestratégico nos refugiados, pois compensavam os custos. Com o fim da bipolaridade as populações de refugiados agora tem um significado estratégico mais limitado e localizado.
Tanto a troca do tratamento do imigrante por parte dos países receptores como a utilização da imigração como arma eleitoral tem produzido vários efeitos interligados. As migrações deixam de ser um processo positivo edesejável e passa a ser vista como um problema e está entrando na categoria de conflito politico social.

As migrações e a globalização da cultura
Na área sociocultural, a cultura global acompanha a nova ordem através da multiplicação das comunicações, isso afetará as migrações a partir de dois ângulos:
Por um lado, o conhecimento que qualquer pessoa pode acessar sobre qualquer realidade existente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Migracões
  • Migraçoes
  • As Migrações
  • migrações
  • Migrações
  • Migrações
  • Migrações
  • Migrações

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!