"Migrações internas: considerações teóricas sobre o seu estudo".

Páginas: 4 (918 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
Resenha do texto: SINGER, Paul. Migrações internas: considerações teóricas sobre o seu estudo. In: “Economia Política da Urbanização”. São Paulo: Editora Brasiliense; 1975.

A idéia central dotexto é que as migrações internas são decorrentes tanto de aspectos históricos e institucionais como de mudanças estruturais e espaciais da economia. Devem ser vistas sob a ótica de um processo global,sendo caracterizadas como um processo social em que a unidade atuante não é o individuo, mas o grupo e/ou classe social. Assim, o autor estabelece estreita relação entre migrações e industrialização.
Oautor vai tecendo algumas hipóteses e constatações ao longo do texto. Primeiro, formula a “hipótese da existência de tipos historicamente definidos de migrações, condicionadas pelaindustrialização”(p.29). A industrialização modifica as técnicas de produção e a divisão social do trabalho. A transferência de atividades do campo para a cidade faz parte da exigência técnica da produção industrial. Aconcentração de capital leva à aglomeração espacial das atividades e à urbanização, mas as características institucionais e históricas devem ser levadas em conta. A industrialização não é um processoespontâneo, mas é influenciada por arranjos institucionais que agem na dinâmica econômica.
Outro ponto destacado, as desigualdades regionais são as grandes propulsoras das migrações internas ligadas àindustrialização. Assim, o autor fala de fatores de expulsão que levam às migrações: os fatores de mudança e de estagnação. Os fatores de mudança fazem parte do próprio processo de industrialização eprovoca uma emigração ampla, diferente dos fatores de estagnação, mas os dois se referem às áreas rurais e ao fluxo de pessoas. O quadro institucional pode ser usado a fim de levar ao desenvolvimentoregional de áreas estagnadas, desequilíbrio “criado pelo próprio processo de industrialização institucionalmente condicionado”(p.39)
O autor aborda sobre os fatores de atração que orientam os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Considerações teóricas historicas e atuais sobre as fontes do direito
  • CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS SOBRE A ABORDAGEM ACÚSTICA DA VOZ INFANTIL
  • Migrações internas
  • migrações internas
  • Migrações Internas
  • migrações internas
  • Migrações internas no Brasil
  • As migrações internas no brasil.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!