Migração de Sistemas Legados

Páginas: 19 (4521 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014



O ESTUDO do risco Da MIGRAÇÃO DE SISTEMA LEGADO de área restrita eM UMA REDE DE FACULDADES
Resumo
Estudarmos a migração de sistema legado de alunos em uma rede de Faculdades.
O objetivo do presente projeto é fazer com que alunos migrados de outras “Áreas Restritas” tenham uma adaptação adequada, concisa e com uma estrutura boa e de qualidade em seu novo ambiente de interação com aFaculdade que o receberá. Verificando assim os prós e os contras ofertados no sistema antigo e implementando ou incrementando ao que já é utilizado atualmente. Elaborando assim um sistema mais atual e abrangente dentro da melhor qualidade para alunos e funcionários.

Palavras-Chave: Sistemas Legados, Migração, Comunicação, Áreas Restritas.
abstract
Study the migration of legacy system to studentsin a Colleges network.
The goal of this project is to make students migrated of other "Restricted Areas" have adequate adaptation, concisely and with a good structure and quality in their new environment interaction with the college that receive. Verifying then pros and cons offered in the old system and implementing or enhancing what is already used today. By doing so a system more current andcomprehensive within the highest quality for students and staff.

Keywords: Legacy Systems, Migration, Communication, Restricted Areas.
1. Introdução
O presente projeto visa o estudo referente à migração de sistema legado da área restrita de alunos em uma rede de Faculdades.
O estudo tem como principal objetivo apresentar métodos a fim de que, alunos migrados de outros sistemas legadostenham uma adaptação adequada em seu novo ambiente de interação com a Faculdade que o receberá.
O processo de transição de sistemas legados é conceituada por Fontanette e citado por Luciana Paiva (Uma Proposta de Evolução em Sistemas Legados, p.5 e 6)

Muitas são as contribuições relacionadas a atualização de sistemas legados em relação a uma nova metodologia [12,13,14,15,16]. Fontanette et al[13], relata em seu artigo que os sistemas legados possuem lógica de programação, decisões de projeto, requisitos de usuário e regras de negócio, que podem ser recuperados, facilitando sua reconstrução, sem perda da semântica. Assim, abandoná-los e começar o projeto do zero seria uma perda considerável.

Este trabalho é justificado e vem apontar mecanismos de qualidade e adequação na implantaçãode sistemas, além de propor treinamentos às áreas que forem pertinentes para sanar dúvidas dos usuários (alunos), tentando com isso amenizar as deficiências que essa e outras implantações possam vir a gerar, tanto no momento quanto ao longo da experiência do usuário inserido no novo ambiente e utilizando a nova ferramenta de interação.
O estudo desenvolvido visa ainda mitigar o problema da faltade compatibilidade entre sistemas, dificuldade de adaptação do usuário em novas interfaces e falta de contingente qualificado e em número adequado para atender alunos migrados com dúvidas e problemas.
1.1. OBJETIVOS
Analisar as estruturas de risco da migração do ambiente antigo, tentando adequar as funcionalidades ao ambiente a ser implantado.

Os objetivos específicos são:
Identificardificuldades de implantações dos sistemas utilizados atualmente para outras Instituições de Ensino Superior;
Analisar através de revisões de literaturas migrações de sistemas legados entre Instituições de Ensino;
Analisar a estrutura de dados do sistema antigo, contrapondo informações relevantes e específicas às quais possam ser tanto migradas, reestruturadas e/ou criadas na transmissão de uma basepara outra.
1.2. METODOLOGIA
Revisar literaturas específicas da área de ciências exatas as quais disseminem informações sobre migrações de sistema legado.
Definir parâmetros com base no questionário aplicado anteriormente seguindo uma ampla visão do aluno, tendo como base as melhorias que possam ser migradas, reestruturadas/adaptadas e possíveis criações que possam ser necessárias ao longo do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sistemas legados
  • Sistemas legados
  • Sistema legados
  • Migração de Moeda do Sistema SAP
  • Sistemas legados e engenharia reversa
  • Sistema Legado/ Reengenharia de Software
  • Reengenharia de sistemas legados desenvolvidos em clipper
  • Legados

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!