migração clandestina

Páginas: 7 (1511 palavras) Publicado: 30 de junho de 2014



Migração Clandestina Para Os E.U.A
O palestrante Carlindo Klug aborda o tema iniciando com os conceitos de migração, emigração e imigração.
Migração:trocar de região, país ou estado.
Emigração:saída da população do seu país para outro.
Imigração:entrada da população estrangeira.
Quanto à forma a migração pode ser voluntária ou focada; quanto ao controle , migração legal eclandestina (tema principal).
As causas das migrações são muitas desde catástrofes naturais como a seca ou causas religiosas, étnicas, políticas, bélicas, socioculturais e econômicas.
Lembrou-nos da criação do Estado de Rondônia que ocorreu através das migrações de pessoas de outras regiões que estimulados por campanhas publicitárias garantindo a disponibilidade de terras fáceis e todainfraestrutura (estradas, hospitais, escolas) viram aqui a possibilidade de dinheiro fácil.
Essa migração teve inicio na década de 70 com a criação do PIN- Programa de Interação Nacional que pretendia estender a malha viária e implantar projetos de colonização oficial. Foi nesse cenário que se iniciou a atuação do INCRA. O PIC, PAD e PAR foram os projetos responsáveis de atrair famílias de outrasregiões prometendo toda infraestrutura necessária mas não conseguiu cumprir.
Para termos idéia da evolução da população vejamos que em 1950 a população era de 36.935 no estado sendo a sua maioria na área rural. Em 1996 a população chegava a 1.231.007 mas agora localizando-se a sua maioria na área urbana das cidades.
Por que esse tema foi o escolhido?
O mestrando percebeu a grande migraçãopara os E.U.A de pessoas de Novo Horizonte Do Oeste/RO e região; lugar este onde buscou suas fontes para nesta oportunidade expor seus resultados e conclusões.
No final dos anos 80 e começo dos 90 com a queda da produção de café e a inflação, iniciou-se a emigração para os E.U.A. Quem de lá retornava trazia consigo a idéia de ganho fácil e propagava a mesma. O dinheiro economizado era aplicado nacompra de terras e bens.
Na cidade de Governador Valadares-MG, o epicentro da emigração, o setor imobiliário foi gerado com recursos oriundos dos E.U.A. Mas o sonho de “fazer a América” é uma aventura reservada aos mais ousados e mais inconformados (Werneck, 2004), pois quem deseja ir passará por muitas dificuldades dentre elas principalmente o idioma pois não tem domínio algum do inglês.Uma viagem legalizada custo em torno de 4 mil dólares enquanto que em clandestinidade em média de R$ 30.000,00, mas com a possibilidade de não conseguir o visto de entrada nos E.U.A e o suporte de algumas agências para a entrada ilegal acabam optando pela clandestinidade.
O caminho percorrido é o seguinte: de Rondônia para Minas ou São Paulo, depois Cidade do México e de lá com a ajuda dos“coiotes” fazem a travessia. Os “coiotes” armam estratégias diferentes sempre que são pegos e na sua maioria levam risco à vida dos que tentam a travessia.
A entrada na clandestinidade torna-se tão abusiva financeiramente devido ao pagamento de propinas aos mexicanos pra de certa forma facilitarem sua entrada ilegal. Até 2005 o México não exigia visto de entrada mas pressionado pelos E.U.A passoua exigi-lo.
Depois de conseguir fazer a travessia, como não são qualificados acabam por trabalhar como cabeleireiro, na faxina, construção, jardinagem etc; onde não lhe exigem documentação. Costumam trabalhar de dois a três empregos, até 18 h diárias. Muitos acabam indo trabalhar para os próprios brasileiros mas é aí que surge a questão do brasileiro explorando brasileiro. Outros tantos sãopegos pela polícia e deportados de volta mas após algumas semanas ariscam-se a tentar fazer a travessia novamente. A migração também existe para países da Europa como Portugal e Espanha.
Carlindo entrevistou 35 retornados.





De Porto à Porto: o Eldorado Brasileiro na Percepção dos Imigrantes Haitianos em Porto Velho

A mestranda Ana Paula Gottardi inicia sua palestra...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Migração
  • migração
  • Migração
  • Migração
  • Migração
  • Migração
  • Migração
  • migração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!