MIES VON DER ROHE

Páginas: 23 (5602 palavras) Publicado: 7 de abril de 2014
A Casa Núcleo de Mies van der Rohe, um Projeto Teórico sobre a Habitação Essencial (1)
Luciana Fornari Colombo

Figura 1: Casa Núcleo, perspectiva
Desenho de Luciana Fornari Colombo
Introdução
Quando a industrialização se expandiu ao redor do mundo, a necessidade de habitação para abrigar trabalhadores nas cidades cresceu drasticamente. As duas Guerras Mundiais aumentaram ainda mais odeficit de casas, alimentando também o sonho por um modelo de casa popular acessível a todos. Diversos arquitetos tentaram concretizar este sonho através de experimentos com novas tecnologias industriais, pré-fabricação e produção em massa. Eles acreditavam que se essas técnicas fossem aplicadas a habitação como haviam sido aplicadas a automóveis, a habitação iria melhorar a sua qualidade e tornar-semais acessível. (2)

Durante e após a Segunda Guerra Mundial, uma nova onda de experimentos em habitação pré-fabricada surgiu especialmente nos Estados Unidos (EUA). Em 1946, o governo dos EUA passou a estimular a indústria de pré-fabricação para garantir casas aos veteranos que retornavam da guerra. Assim, após o término do conflito, fábricas que costumavam produzir aviões de caça passaram aproduzir casas pré-fabricadas. Também em torno deste período, o investidor William Levitt desenvolveu técnicas pioneiras de construção em massa que ajudariam a indústria imobiliária a suprir a enorme demanda. Enquanto isso, o arquiteto Buckminster Fuller, aproveitando este momento oportuno, reintroduziu o seu modelo de casa compacta e transportável, a casa Dymaxion, que ele havia desenvolvido algunsanos antes. (3)

Em 1945, a revista Arts & Architecture anunciou uma extraordinária oportunidade para experimentação em arquitetura doméstica: o Programa Case Study House (estudo de caso em habitação), que se estenderia por vinte anos. (4) O objetivo do programa era direcionar a reflexão sobre o conteúdo e a forma da habitação no pós-guerra, através da adoção, tanto quanto prático, de técnicas emateriais desenvolvidas durante o conflito, já que estas técnicas eram consideradas mais adequadas para a expressão do mundo moderno. Com este objetivo, vários arquitetos foram convidados para projetar casas no sul da Califórnia dentro dos limites de um orçamento específico e de códigos de construção comuns, mas sem comprometer os seus princípios arquitetônicos. (5)

Neste contexto pós-segundaguerra de intensa experimentação com tecnologias industriais em habitação, Mies van der Rohe (1886 - 1969) foi contratado para projetar uma casa para Robert H. McCormick (1951-1952). Esta casa foi concebida não apenas para abrigar a família McCormick, mas também, eventualmente, para tornar-se um protótipo de produção em massa. A Casa McCormick foi desenvolvido no escritório de Mies com acolaboração de Joe Fujikawa. A ideia geradora do projeto era transformar um andar da torre de apartamentos que havia sido projetada e construída por Mies recentemente no Lake Shore Drive em uma casa unifamiliar. (6)

Ainda que a casa McCormick nunca tenha sido reproduzida, a sua comissão aprofundou o interesse de Mies por habitação. (7) Logo o arquiteto iniciou o projeto da Casa Núcleo (1951-2) (Figuras 1e 2) de maneira independente, como pesquisa pessoal e sem o apoio financeiro de um cliente.(8) A Casa Núcleo foi desenvolvida não só no escritório de Mies com a colaboração de Myron Goldsmith, mas também na escola de arquitetura do Illinois Institute of Technology (IIT), onde Mies era professor e diretor, com a colaboração de alunos. Apesar de ter um programa semelhante ao da Casa McCormick, aCasa Núcleo representou uma visão mais artística e arquitetônica. (9)

Mies mostrou-se bastante interessado na Casa Núcleo, dedicando tempo para este projeto mesmo estando ocupado com outros trabalhos importantes como a Crown Hall (1950-6) e a Capela no IIT (1949-52), os quais haviam sido encomendados por clientes. No projeto da Casa Núcleo, sem as restrições impostas por um local ou cliente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mies Van Der Rohe
  • MIES VAN DER ROHE
  • Mies van der rohe
  • mies van der rohe
  • Mies Van der Rohe
  • Mies Van Der Rohe
  • mies van der rohe
  • Mies van der rohe

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!