mies van der rohe

Páginas: 4 (869 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
O arquiteto alemão Mies van der Rohe


Ludwig Mies van der Rohe

Ludwig Mies van der Rohe, nascido em Aachen, na fronteira alemã com a Holanda, em 27 de março de 1886, é o próprio Mies quem dáa chave para a compreensão de sua arquitetura ao comentar, num artigo publicado em 1961, a influência que as construções de sua cidade natal, a antiga capital do Sacro Império Romano Germânico,exerceram na sua obra.
Ludwig Mies frequentou a escola da catedral católica construída por Carlos Magno e ajudou o pai na empresa de cantaria que possuía. Tendo passado sua infância e adolescência entrelápides e igrejas medievais, sua formação não foi acadêmica, mas de natureza prática e religiosa.

Os primeiros anos

Nietzsche havia decretado a morte de Deus e os homens estavam entregues ao seudestino. “Sou a hora, e a hora é de assombros e toda ela escombros dela”: as palavras de Fernando Pessoa não poderiam definir melhor a crise de valores em que se encontrava a Europa entre o final doséculo 19 e o início do século 20.
Esse era o contexto cultural que Mies encontrou em Berlim em 1905, quando foi trabalhar no escritório do arquiteto Bruno Paul. Dois anos mais tarde, um professor defilosofia, completamente idealista, queria que sua casa fosse construída por um arquiteto jovem. Paul indicou Mies, que aos 21 anos projetou e construiu a residência de Alois Riehl, um dos principaisfilósofos berlinenses do início do século 20.
O projeto de Riehl lhe abriu as portas da sociedade berlinense, pondo-o em contato com intelectuais e possibilitando a ele trabalhar com Peter Behrens, paraquem os outros pais do movimento modernista da arquitetura, Le Corbusier e Walter Gropius, também trabalharam entre 1907 e 1910.

Behrens e Berlage

Peter Behrens incorporou os fundamentos de umnovo estilo, baseado na síntese da vida e da arte, no espetáculo arquitetônico e na recepção estilizada da Antiguidade clássica. Ele distanciou-se do traço sinuoso do Art Nouveau, sendo precursor...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • MIES VAN DER ROHE
  • Mies van der rohe
  • Mies Van der Rohe
  • Mies Van Der Rohe
  • mies van der rohe
  • Mies van der rohe
  • Mies van der Rohe
  • Mies Van der Rohe

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!