mies van de Roher

1642 palavras 7 páginas
Retrato de Ludwig Mies van der Rohe de 1934. Bauhaus Archiv-Berlin
Retirado do site: http://bauhaus-online.de/en/atlas/personen/ludwig-mies-van-der-rohe
1907
Casa Riehl (Postdam) A Casa Riehl foi a primeira construção de Mies. Ele tinha vinte e um anos na época e estava trabalhando para Bruno Paul. Mies reitera muito do estilo clássico alemão de Paul com exterior austero e um telhado pronunciado que enfatiza a idéia de abrigo e lar. Para o espaço interior a inspiração veio da arquitetura japonesa e de casas tradicionais inglesas, além de Paul. A casa ainda é o sabor predominante de seu tempo, com um estilo simples e prático, com referências à arquitetura das residências do início do século XIX.

Retirada do site: http://www.pinterest.com/pin/262686590735328351/

1915-17 Casa Urbig (Postdam) Impressionados com o trabalho que ele fez para os Riehls, a família Urbig encomendou uma casa a Mies em 1915. Foi o primeiro projeto de telhado reto, plano e moderno de Mies, apesar de este ter sido rejeitado. O novo projeto oferecia um telhado de quatro águas mais tradicional, com cinco janelas de sótão. Tais revisões eram comuns e levaram muitos arquitetos no início do século XX à reverter os seus projetos para a estética convencional. Enquanto a casa Urbig talvez pareça ser muito elaborada na decoração, foi extremamente bem-feita, o que demonstra a atenção de Mies aos detalhes e ao domínio do planejamento e construção.

Retirada do site: https://www.flickr.com/photos/lunamtra/6750238995/

Weissenhofsiedlung 1925 - 1927

Situado numa colina com vista para Stuttgart, Alemanha, vinte e uma casas e prédios de apartamentos compreendem um dos empreendimentos comunais mais célebres da história da arquitetura moderna. Weissenhofsiedlung foi uma exposição de arquitetura moderna teve uma extraordinária importância no estabelecimento do cânone moderno. O sucesso

Relacionados

  • ARQUITETURA MINIMALISTA
    414 palavras | 2 páginas
  • Rem Koolhaas Obras
    405 palavras | 2 páginas
  • Wassily Kandinsky
    1510 palavras | 7 páginas
  • Wassily kandinsky
    4418 palavras | 18 páginas