Mielografia Slide Exames Constratados

1444 palavras 6 páginas
EXAME
CONTRASTAD
O
MIELOGRAFIA

Resumo - Jaqueline
A Mielografia é um estudo radiológico da medula espinhal e de suas raízes nervosas com o uso de um meio de contraste.
Há alguns anos atrás a mielografia era um procedimento realizado somente em casos especiais; todavia, nos dias de hoje, com o avanço tecnológico e o aperfeiçoamento dos meios de contrastes, trata-se de mais um exame contrastado de rotina.

Introdução - Jaqueline
A Mielografia, que consiste na introdução de uma substância de contraste no espaço subaracnoide espinhal para torná-lo visível às radiografias, onde pode ser detectado possíveis patologias. Atualmente, a Mielografia vem sendo substituída por outras tecnologias como o TAC (Tomografia
Axial Computadorizada) e a Ressonância
Magnética (RM). No entanto, ainda é utilizada no caso de os outros procedimentos não fornecerem informações suficientes ou se o paciente possuir metal no corpo.

Finalidade do exame - Andréia
• A Mielografia é indicada quando os sintomas indicam lesão que pode-se aparecer no interior do canal espinhal ou pode projetar-se para dentro dele.
• As lesões mais comuns são núcleo pulposo herniado
(NPH) – principalmente - tumores cancerosos ou benignos, cistos e (no caso de trauma) possíveis fragmentos ósseos. As áreas cervical e lombar são as mais comuns.
• Se houver patologias, a mielografia serve para distinguir a extensão, o tamanho e o nível da lesão.
Pode-se também identificar múltiplas lesões.

Equipamentos e acessórios Karliane
• É necessário uma mesa de 90°/45° ou 90°/90° de inclinação, pois durante o exame a mesa pode ser inclinada na posição de Trendelenburg ( onde a cabeça fica mais baixa que os pés) e para a segurança do paciente a mesa deve ter fixadores para os ombros, um descanso para os pés e uma contenção para o tornozelo.
• Os acessórios necessários são: cassetes gradeados com pregadores (para radiografias com raios horizontais) uma bandeja de mielografia, luvas estéreis, uma solução antisséptica, requisições

Relacionados