Midias sociais e o mercado imobiliário

Páginas: 27 (6745 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2012
Social CRM como ferramenta e estratégia de inteligência competitiva, captação e relacionamento com clientes no mercado imobiliário.

Social CRM como ferramenta e estratégia de inteligência competitiva, captação e relacionamento com clientes no mercado imobiliário.

Orientador: Ricardo Morais
Orientador: Ricardo Morais
Natália Delfino da Silva Bessa
Natália Delfino da Silva BessaNatália Delfino da Silva Bessa

Social CRM como ferramenta e estratégia de inteligência competitiva, captação e relacionamento com clientes no mercado imobiliário.

Trabalho de conclusão do curso MBA em Mídias Sociais e Gestão da Comunicação Digital da União Nacional de Negócios - UNA, como requisito para obtenção do titulo de Especialista em Mídias Sociais.

Orientador: Ricardo morais

BeloHorizonte
2012
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do trabalho sem autorização do autor, do orientador e da universidade.

Social CRM como ferramenta e estratégia de inteligência competitiva , captação e relacionamento com clientes no mercado imobiliário.

Resumo – diminuir para 1 paragráfo
A partir de 2008, o mercado imobiliário passa por grande expansãoe crescimento no Brasil. Por isso as construtoras e incorporadoras precisam modernizar e inovar em sua comunicação e no relacionamento com seus públicos, destacando-se da concorrência e tornando-se mais competitivas e assertivas em suas ações. Porém os dados disponíveis nos sistemas tradicionais de CRM destas empresas não traçam um perfil mais consiso e detalhado, limitando-se a campos que sãoinsuficientes para definir a personalidade, os hábitos de consumo, as preferências e tendências pessoais do consumidor.
As redes sociais tem uma importante função nesta nova dinâmica de interação marca-consumidor, pois encontramos informações bem mais ricas e detalhadas, disponíveis e geradas espontaneamente, devido à tendência natural das pessoas em expor seus dados nesses ambientes. A utilizaçãodestes dados pelas empresas é chamada de Social CRM.
Este artigo pretende analisar e apontar como o Social CRM pode vir a contribuir como uma ferramenta de inteligência competitiva para a identificação, segmentação e prospecção de clientes em campanhas de marketing de empresas que atuam no mercado imobiliário, e como estas informações, disponíveis nas redes sociais, podem ser utilizadasestrategicamente no relacionamento e interação com este público antes e após a compra de um imóvel.

Palavras-Chave: SCRM. Consumidor 2.0. Marketing de relacionamento. Redes Sociais. Mercado Imobiliário.

1.
INTRODUÇÃO
Nos últimos anos não só é evidente a maior necessidade e exigência por parte dos consumidores do mercado imobiliário, como também o acesso que estes têm a informação sobre onegócio aumentou consideravelmente. O ramo imobiliário lida com um produto altamente simbólico, que além do valor financeiro também simboliza o sonho de vários consumidores, além do alto investimento financeiro. Como este processo de compra e venda é longo, e de múltiplas interações, torna-se necessário compreender as emoções dos consumidores de modo a potencializar uma opinião positiva sobre aempresa que induza a relações empresa-cliente mais fortes e confiáveis.
A internet é uma forma de se conseguir informações que o consumidor está cada vez mais utilizando. Segundo dados do IBOPE, o Número de usuários ativos no Brasil, pela primeira vez, passa dos 50 milhões. O número de usuários ativos em casa ou no local de trabalho aumentou 4,2% em maio e chegou a 50,9 milhões de pessoas, segundoo IBOPE Nielsen Online. http://www.ibope.com.br/calandraWeb/servlet/CalandraRedirect?temp=5&proj=PortalIBOPE&pub=T&db=caldb&comp=Not%EDcias&docid=D25A52C86049094283257A250068DEF2

O crescimento vertiginoso da internet no Brasil, também desencadeia o crescimento de usuários das redes sociais. Essa última vem transformando a relação entre os consumidores e empresas. Os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mercado imobiliario
  • Mercado imobiliario
  • mercado imobiliário
  • Mercado imobiliario
  • Mercado Imobiliário
  • mercado imobiliário
  • MERCADO IMOBILIARIO
  • mercado imobiliarios

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!