Midia e subjetividade

Páginas: 36 (8773 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
PSICOLOGIA CIÊNCIA E PROFISSÃO, 2003, 23 (1), 12-21

Mídia, Cultura do Consumo e Constituição da Subjetividade na Infância1
Cristiana Caldas Guimarães de Campos
Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-Rio. Membro do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa da Subjetividade (GIPS).

Resumo: Este texto tem como proposta oferecer as bases teóricas para a compreensão das implicações éticas da culturado consumo e da mídia na constituição subjetiva da infância. Como estratégia metodológica, enfatizamos a articulação de diferentes autores, sobre questões que abarcam os temas relativos à subjetividade, ao consumo e à mídia com fragmentos de entrevistas realizadas com pais, professores, crianças e adolescentes, abordando as transformações intersubjetivas na contemporaneidade. Na medida em que aconstrução do saber se dá na interlocução entre diferentes vozes que se posicionam no mundo e sobre o mundo, este texto pretende ser uma oportunidade de diálogo e conhecimento para elucidar os desafios da nossa época. Palavras-Chave: Infância, mídia, ética, subjetividade. Abstract: This text's proposal is to offer the theoretical basis to the understanding of the ethical implications of theconsumer's culture and media in the subjective constitution of childhood. As a methodological strategy we emphasize the articulation of different authors, with questions which embrace themes related to subjectivity, consume and media, with fragments from interviews carried out with parents, teachers, children and adolescents, approaching the intersubjective transformations in contemporary times. As long asthe construction of knowledge takes place in the conversation between different voices which reveal their view in the world as well as about the world, this text intends to be an opportunity of dialogue and knowledge to elucidate the challenges of our time. Key Words: Infancy, mídia, ethics, subjectivity.

Solange Jobim e Souza
Professora do Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica doDepartamento de Psicologia / PUC-Rio; Professora Adjunta da Faculdade de Educação, UERJ. Coordenadora do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa da Subjetividade (GIPS), PUC-Rio e UERJ.

12

A contemporaneidade tem-se caracterizado pelas relações de produção e de consumo permeando as interações sociais. Temos acompanhado mudanças nas relações estabelecidas entre adultos e crianças, bem como osurgimento de uma nova produção da subjetividade em função da organização do cotidiano pela mídia e o modo como a experiência das crianças, dos jovens e dos adultos vem se transformando na sociedade de consumo. Portanto, crianças, adolescentes e adultos alteram suas relações intersubjetivas a partir das influências que a mídia e a cultura do consumo exercem sobre todos nós.

Neste texto, o tema dacontemporaneidade será tratado inicialmente a partir das seguintes indagações: o que é infância hoje? Como as crianças e os adolescentes percebem o adulto? Como o adulto fala às crianças e aos adolescentes? O século XVIII inventou a infância. Será que nesta virada de século já podemos dar por sua falta? Será esse um conceito quase obsoleto? Quem são essas crianças e esses adolescentes contemporâneoscada vez mais adultizados? Postman (1999) sustenta que, na sociedade americana a linha divisória entre a infância e a idade
2

ArtToday

Mídia, cultura do consumo e constituição da subjetividade na infância

adulta está desaparecendo rapidamente. Acredita o autor que, da mesma forma que a prensa tipográfica criou essa categoria, a mídia eletrônica está fazendo com que ela desapareça. Essasconsiderações de Postman podem ser estendidas mais amplamente às culturas ocidentais contemporâneas, pois identificamos em nosso contexto social os mesmos sinais que o autor apreendeu da sociedade americana, como por exemplo: crianças se vestem cada vez mais como adultos; as brincadeiras se modificam (especificamente as brincadeiras de rua nos grandes centros urbanos); há um aumento da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mídia, subjetividade e consumo
  • Influência da mídia na Formação da Subjetividade
  • Papel da mídia na produção da subjetividade humana
  • O impacto e a influência da mídia sobre a produção da subjetividade
  • Mídia: subjetividade, controle social e exploração social
  • RESENHA DOS TEXTOS “A IMAGEM FEMININA E A MÍDIA” E “A IDENTIDADE E A SUBJETIVIDADE DA MULHER NA SOCIEDADE”
  • HABILIDADES SOCIAIS E TECNOLOGIA: INFLUÊNCIA DAS MÍDIAS SOCIAIS NA FORMAÇÃO DA SUBJETIVIDADE
  • subjetividade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!