Microsoft Word 23 435 10 Anx09 En Ing Pt LOM

391 palavras 2 páginas
ANEXO 9
FABRICO DE LÍQUIDOS, CREMES E POMADAS

Princípio
Durante o fabrico, os líquidos, cremes e p o m a d a s podem ser particularmente sensíveis a contaminantes microbianos e de outra natureza. Por conseguinte, é necessário tomar medidas especiais para impedir a contaminação.

Instalações e equipamento
1.

Recomenda-se a utilização de circuitos fechados para o processamento e transferência, de modo a proteger o produto da contaminação. As áreas de produção em que os produtos ou as embalagens abertas estão expostos devem ser habitualmente ventiladas com ar filtrado.

2.

Os reservatórios, embalagens, tubagem e bombas devem ser concebidos e instalados de modo a puderem ser rapidamente limpos e, se necessário, higienizados. A concepção do equipamento, em particular, deve incluir o mínimo de pontos ou locais em que os resíduos possam acumular-se e promover a proliferação microbiana. 3.

A utilização de instrumentos de vidro deve ser evitada sempre que possível. O aço inoxidável de alta qualidade é muitas vezes o material preferencial para as peças que entram em contacto com o produto.

Produção
4.

A qualidade química e microbiológica da água utilizada na produção deve ser especificada e monitorizada.
Deve prestar-se particular atenção à manutenção dos sistemas de abastecimento de água, a fim de evitar o risco de proliferação microbiana. Após qualquer higienização química destes sistemas, deve seguir-se um procedimento de lavagem por descarga validado, a fim de garantir que o agente de higienização foi efectivamente removido.

5.

A qualidade dos materiais recebidos a granel em reservatórios deve ser verificada antes de serem transferidos para reservatórios de armazenagem.

6.

A transferência de materiais através de tubagem deve ser efectuada com precaução, a fim de garantir que são entregues no destino correcto.

7.

Os materiais com probabilidade de soltar fibras ou outros contaminantes, como cartão ou paletes de madeira, não devem penetrar nas áreas onde estão

Relacionados