Microscopia Operacional por J. Gaiser

3212 palavras 13 páginas
MICROSCOPIA OPERACIONAL POR J. H. GAISER
Método correto e prático para uso do microscópio em todos os tipos de observação, normal, contraste de fase, campo escuro, microfotografia, projeção e desenho. Seqüência de operações de regulagens e ajustagens que devem ser observadas na ordem dada para a obtenção do máximo do rendimento da aparelhagem em uso.
1. Coloque sobre a platina do microscópio uma lâmina que esteja perfeitamente limpa, isto é, cujas superfícies estejam isentas de Bálsamo ou poeira ou impressões digitais. Usar de preferência benzina ou éter sulf. Para essa limpeza.
2. Focalize a lâmina, de preferência, com uma objetiva de aumento fraco, de mais ou menos 10 x. Iluminação Natural 3. Use o espelho plano, nunca o concavo, porque o mesmo não permite focalizar o condensador no plano da lâmina.
4. Pelo movimento em altura do condensador (pinhão e cremalheira) e com auxílio do espelho plano, projete uma imagem de um objeto distante no plano da preparação, isto é, que a mesma seja vista junta com os contornos ( estrutura ) do preparado que está sobre a lâmina. O alvo escolhido pode ser uma árvore, o telhado de um a casa, fios elétricos, uma lâmpada de teto, etc... Por meio dessa regulagem conseguimos o que se chama focalizar o condensador no plano de preparação.
5. Procure agora, movendo o espelho plano uma área de iluminação homogênea, por ex.:uma parte do céu sem nuvens ou uma área bem iluminada eletricamente, eliminando assim a imagem do objeto distante, que apenas serviu para focalizar o condensador e agora não mais interessa
6. Se não for possível achar uma área de iluminação por igual, então introduza no porta filtro do condensador um filtro branco fosco ( despolido ) e no caso de lâmpada incandescente um filtro azul fosco.Assim todo campo de observação fica

Relacionados

  • MICROSCOPIA OPERACIONAL Por J H GAISER
    342 palavras | 2 páginas