Microscipia

1765 palavras 8 páginas
MICROSCOPIA DE ALIMENTOS

A Microscopia de Alimentos preenche essa lacuna analítica para controle da higiene do produto final assim como matéria-prima. Através de análises Histológicas e de Sujidades , podem ser comprovada a presença de todos os componentes do produto e detectados e apontados possíveis falhas de processo. A análise Histológica abrange desde a comprovação dos elementos vegetais presentes na composição (ingredientes), elementos estranhos à composição e fraudes (acréscimo de produtos não declarados de forma acidental ou por adulteração), assim como a presença de partes indesejáveis de vegetais (Ex: Contagem de cascas e paus em café torrado e moído, chá-mate, condimentos, dentre outros). Análises de Sujidades envolve a investigação de sujidades leves e pesadas não características do produto. Esta análise envolve produtos de origem não biológica (vidro, sedimento, metais, etc); Análises biológicas (Infestações por insetos, Pêlos de roedor e bárbulas de pássaro, Caracterização de larvas, Presença de parasitas, Fragmentos de insetos em produtos farináceos, Materiais prejudiciais à saúde humana, dentre outros elementos de sujidades). As análises microscópicas de alimentos estão baseadas na legislação da ANVISA- RDC nº175 de 08/07/2003, Portaria nº 326, de 30/07/1997, da SVS/MS e Lei 8.078 de 11/9/1990 Código de Defesa do Consumidor.

MICROSCOPIA:
Inicialmente, examine o microscópio que lhe corresponde e observe os itens listados abaixo. Verifique as instruções do funcionamento e manuseio correto dos componentes listados.
Partes componentes do microscópio óptico
1. Base: é o suporte do microscópio, peça que sustenta todas as outras.
2. Braço ou estativa: é a peça que liga a base até a parte superior do microscópio e onde se deve segurar o microscópio para ser transportado.
3. Mesa ou platina: é uma placa de metal com um orifício no centro, por onde passam os raios luminosos. O objeto que vai ser observado é colocado

Relacionados