Microscópios

Páginas: 11 (2593 palavras) Publicado: 16 de março de 2014
Tipos de Microscópios

Microscópio simples
Também conhecidos como lupas, ampliadores ou lentes de ampliação, contam de lentes que equivalha a esse tipo. Algumas são montadas em suportes para maior facilidade de manuseio e melhor observação; tais suportes podem ser fixos ou portáveis, como os usados nas lentes destinados à leitura, sendo classificadas, por alguns autores, em quatrogrupos: lentes para leitura, ampliadores de bolso, lupas de relojoeiro e lupas de suportes especiais.

Microscópio óptico
O olho é capaz de detectar variações no comprimento de onda e na intensidade da luz. Os avanços da microscopia permitiram aumentar ambas as possibilidades, tanto mediante o uso de instrumentos que ampliam o poder de resolução como de técnicas que compensam a transparênciadas células aumentando o contraste de suas estruturas.
A maioria dos componentes celulares é transparente, à exceção de alguns pigmentos citoplasmáticos que absorvem certos comprimentos de onda da luz. A baixa absorção desses comprimentos pela célula viva se deve ao seu alto conteúdo de água, que mesmo depois de dessecada, continua apresentando um contraste muito escasso. Um meio de compensaresta limitação é empregar corantes que coram seletivamente os diferentes componentes celulares introduzindo diversos compostos que absorvem comprimentos de onda específicos. No entanto, na maioria dos casos, as técnicas de coloração têm o inconveniente de não poderem ser utilizadas em células vivas. Além disso, antes de ser corados, os tecidos dever ser fixados, desidratados, incluídos eseccionados e todos esses procedimentos geram alterações químicas e morfológicas das células e da matriz extracelular.

Poder de resolução do microscópio óptico
Como em qualquer tipo de microscópio, no microscópio óptico o poder de resolução – que é a capacidade de o instrumento fornecer imagens diferentes de pontos muito próximos – depende do comprimento de onda e da abertura numérica (AN) daobjetiva. Assim, o limite de resolução, que é definido como a distancia mínima que deve existir entre dois pontos para que possam ser discriminados como tal, responde à seguinte equação:



Por sua vez, a AN depende do índice de refração do meio (n) e do seno do ângulo de abertura (α) segundo a fórmula:



Devemos acrescentar que o limite de resolução é inversamente proporcionalao poder de resolução do instrumento utilizado, de maneira que, quando maior for este, menor será o limite de resolução conseguido. Como o seno de α não pode exceder a 1 e o índice de refração dos melhores matérias ópticos não pode ser superior a 1,6 (usando óleo de imersão) a máxima AN possível das lentes é de cerca de 1,4. Com estes parâmetros é fácil calcular que o limite de resolução domicroscópio óptico não pode exceder 170nm (0,17µm) quando se usa luz monocromática de 𝜆=400 nm (violeta). Entretanto, com a luz branca o poder de resolução é de 250 nm (0,25 µm).
O aumento da imagem no microscópio óptico depende principalmente das lentes da objetiva, com as quais o aumento máximo é de 100x a 120x. Como a ocular aumenta a imagem da objetiva entre 5 a 15 vezes, chega-se a um aumentode 500x a 1.500x.

Microscópio de fase

Para o estudo de células vivas utilizam-se técnicas ópticas especiais como a microscopia de contraste de fase e a de interferência, nas quais se recorre a mudanças de fase (atrasos) nas radiações que atravessam as estruturas biológicas, apesar de serem estas muito transparentes à luz visível. Devido aos índices de refração desses materiais seremdiferentes dos do meio, as amplitudes das ondas não mudam, mas sim suas velocidades. Consequentemente, as ondas se atrasam, fenômeno conhecido como mudança de fase. Obviamente, o atraso subsiste quando o raio sai do material transparente.
No microscópio de contraste de fase, quando os raios laterais passam através da objetiva, é adiantado ou atrasado um quarto de comprimento de onda com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Microscopio
  • Microscópios
  • microscopio
  • microscopio
  • Microscopio
  • Microscopios
  • Microscopio
  • Microscopios

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!