Microscópio

Páginas: 4 (942 palavras) Publicado: 23 de abril de 2011
Microscópio
Para progredir cada vez mais na investigação da natureza, o homem construiu instrumentoscapazes de estender os limites impostos por seus órgãos sensoriais. Assim como o telescópio abriuas portas do infinitamente grande, o microscópio permitiu ver estruturas de dimensões ínfimas, como a célula, base da vida, e até átomos.
Microscópio é o instrumento que serve para ampliar, com afinalidade de observação, a imagem de objetos minúsculos. A imagem pode ser formada por meios ópticos, acústicos ou eletrônicos e recebida por reflexão, processamento eletrônico ou por uma combinação dosdois métodos. Os microscópios são intensivamente usados nos mais diversos ramos da ciência, comobiologia, metalurgia, espectroscopia, medicina, geologia e pesquisa científica em geral.
Microscópioóptico.
Também conhecidos como lupas ou lentes de ampliação, os microscópios mais simples são dotados de uma lente convergente, ou sistema de lentes equivalente. Para facilitar o manuseio e aobservação, algumas lentes são montadas em suportes, fixos ou portáteis, como os que se usam nas lentes de leitura. Os microscópios simples já eram utilizados em meados do século XV. Em 1674, o naturalistaholandês Antonie van Leeuwenhoek produziu lentes suficientemente poderosas para observar bactérias de dois a três micrometros de diâmetro.
O microscópio composto consta, em essência, de um sistema ópticoformado por dois conjuntos de lentes. Um conjunto, denominado objetiva, é montado perto do objeto examinado e forma no interior do aparelho uma imagem real. O outro conjunto, chamado ocular, permiteao observador ver essa imagem ampliada. A objetiva tem um poder de ampliação que varia de duas a cem vezes, enquanto o da ocular não ultrapassa dez vezes.
A objetiva e a ocular são colocadas nasextremidades diametralmente opostas de um tubo, o canhão, constituído de duas partes encaixadas, que podem ser estendidas e encurtadas, como tubos telescópicos. O movimento é possibilitado por dois...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Microscopio
  • Microscópios
  • Microscópios
  • microscopio
  • microscopio
  • Microscopio
  • Microscopios
  • Microscopio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!