MICRORGANISMOS

1012 palavras 5 páginas
1. Quais as principais fontes de carbono, nitrogênio fósforo utilizadas em fermentações industriais?

Fontes de Carbono em fermentações industriais:
Fungos e a maioria das bactérias são heterotróficos, logo exigem fontes orgânicas de carbono. As mais comuns são carboidratos (glicose), aminoácidos, ácidos monocarboxílicos, lipídeos, álcoois e polímeros como amido e celulose.

Fontes de Nitrogênio em fermentações industriais:
Algumas bactérias do gênero Azotobacter, Clostridium e Rhizobium retiram o nitrogênio da atmosfera e o convertem a nitrogênio orgânico. Bactérias dos gêneros Achromobacter, Nocardia, Pseudomonas e Aerobacter são capazes de fixar diretamente o nitrogênio atmosférico. Contribuem na fertilidade e produtividade do solo.

Numerosos fungos, algas e maioria das bactérias utilizam compostos inorgânicos (sais de amônio) como fontes de nitrogênio. Fungos e algumas bactérias utilizam fontes orgânicas de nitrogênio (aminoácidos).

Fontes de Fósforo em fermentações industriais:
O Fósforo é encontrado em compostos orgânicos (ácidos nucléicos) ou inorgânicos (fosfatos), sendo importante na composição de ácidos nucléicos e fosfolipídios. Em sua maioria, os microrganismos utilizam o fósforo sob a forma de compostos inorgânicos.

2. Compare as vantagens e desvantagens entre meios de cultivo quimicamente definidos e meios complexos.

Meios de cultura quimicamente definidos são meios que contém quantidades conhecidas de ingredientes químicos. Geralmente são utilizados para cultivo de alguns microrganismos específicos, células de mamíferos ou células de insetos. Em sua composição geralmente há a inclusão de ingredientes não complexos como proteínas, hidrolisados, ingredientes livres de origem animal e outros ingredientes que possuem composição desconhecida.
Os benefícios na utilização deste tipo de meio de cultura são inúmeros e podem variar dependendo do tipo de célula, da aplicação, da escala na qual está sendo utilizado, etc.
A ausência

Relacionados

  • Bizús de enfermagem
    145457 palavras | 582 páginas