MICRORGANISMOS AMEAÇADORES

596 palavras 3 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

MICROBIOLOGIA

RESENHA DO VÍDEO “VIRUS E BACTÉRIAS”

As bactérias, vírus e parasitas são os menores seres vivos encontrados no planeta, e estão presentes em todos os lugares; ar, solo, rios, mares. Especificamente as bactérias fazem parte do corpo humano sendo essenciais para o funcionamento do aparelho digestivo, podendo estar presentes também na pele, nos cabelos, unhas entre outros, microrganismos estes compõem a microbiota humana, auxiliando o bom funcionamento de alguns órgãos.
No entanto os microrganismos não são somente benéficos para a saúde do homem, e por estarem espalhadas pelo mundo existem diferentes tipos que podem até ser fatais ao ser humano, pois procuram algum hospedeiro para se multiplicarem sendo esta sua única função. No mundo existem muito casos de doenças, infecções, intoxicações que são causados especificamente pelos vírus, bactérias ou parasitas e que alguns destes chegam a matar três milhões de pessoas por ano.
Algumas das bactérias que mais assolam a humanidade são Streptococus do grupo A, Staphylococus Aureus, Bacilos Antracis, Yersinia Pestis. Bactérias estas que no geral estão por quase todos os lugares mas quando entram em contato com um ferimento aberto entram dentro do corpo, e ali encontram nutrientes e um ambiente ótimo para seu crescimento, elas se multiplicam, causando assim danos à saúde do hospedeiro, por destruírem células importantes no organismo, algumas podendo levar á óbito em menos de 48 horas.
Já os vírus que mais causaram danos á humanidade são; Vírus do Nilo Ocidental, Vírus da Influenza, Vírus da varíola, Vírus HIV e o Vírus Ebola. Estes não se reproduzem sozinhos por isso utilizam as células do hospedeiro se apoderando delas e por fim exterminando do organismo. Como o Vírus do Nilo ocidental utilizam os leucócitos e aproveitam seu mecanismo metabólico para se reproduzirem, e chegando a não caber mais dentro da célula fazendo com que estas se rompam e uma

Relacionados