MICROOORGANISMOS

905 palavras 4 páginas
MICROBIOLOGIA

Microbiologia é o ramo da biologia que estuda os microrganismos, incluindo eucariontes unicelulares e procariontes, como as bactérias, fungos,protozoários e vírus.

DESCOBERTA DOS MICROORGANISMOS

Esta área do conhecimento teve seu início com os relatos de Robert Hooke e Antony van Leeuwenhoek, que desenvolveram microscópios que possibilitaram as primeiras observações de bactérias e outros microrganismos a partir da análise de diversos espécimes biológicos. Embora van Leeuwenhoek seja considerado o "pai" da microbiologia, os relatos de Hooke, descrevendo a estrutura de um bolor, foram publicados anteriormente aos de Leeuwenhoek.
Os microrganismos ou micróbios foram descritos pela primeira vez pelo microscopista holandês Anton van Leeuwenhoek no período compreendido entre 1670 a 1680. No entanto, permaneceram na obscuridade ou como meras curiosidades até meados do século XIX, quando Louis Pasteur, considerado o Pai da Microbiologia, e Robert Koch através de experimentos elegantes e clássicos deram à microbiologia a importância devida, fundando-a como ciência e disciplina. As contribuições de Pasteur vão desde a distribuição dos microrganismos no ambiente, os meios para controlá-los, a refutação da teoria da geração espontânea, o desenvolvimento das teorias microbianas das fermentações e doenças, ao desenvolvimento de vacinas efetivas para controle de doenças animais e a raiva humana. Também, essas contribuições deram o impulso inicial para que pesquisadores como Lister, desenvolvessem as práticas da cirurgia anti-séptica, a quimioterapia por Ehrlich, e o desenvolvimento da Imunologia (Metchnikoff e Ehrlich) e da virologia.

DISCIPLINAS ACESSÓRIAS DA MICROBIOLOGIA: VIROLOGIA, BACTERIOLOGIA, IMUNOLOGIA, PARASITOLOGIA, MICOLOGIA, ETC.

MICROORGANISMOS:

O termo se refere a seres microscópicos minúsculos que só podem ser visto com auxílio de microscópio e que podem causar doenças ao homem ou aos animais ou plantas e também representar suma

Relacionados

  • flora normal microbiana da vagina
    812 palavras | 4 páginas
  • Guia ortográfico
    8149 palavras | 33 páginas
  • legislação relacionada aos produtos de uso veterinario
    118179 palavras | 473 páginas