microocontrolador

1000 palavras 4 páginas
1 - O que é porta paralela?
A porta paralela é uma interface de comunicação entre um computador e um periféricos.
2 - O que é uma entrada Schmitt trigger?
A entrada Schmitt Trigger é um meio de se limpar ruídos de determinado sinal. Seu funcionamento baseia-se em torno de uma faixa de valores de tensão, onde: caso o sinal esteja com valor lógico 0, para mudar para valor lógico 1 o sinal deve atravessar completamente esta faixa. De modo análogo, caso o sinal esteja com valor lógico 1, para mudar para valor lógico 0, o sinal deve atravessar completamente a faixa.
3 - Qual a corrente típica necessária para acender um LED?
LEDS vermelhos geralmente necessitam de uma corrente entre 5 e 20 mA com uma tensão variando entre 1,9 e 2,0 V. Já os verdes, com a mesma faixa de corrente, necessitam de uma tensão entre 1,95 e 2,20 V.
4 - Quais os modos possíveis de operação do oscilador de clock do PIC16F84?
O oscilador ou clock do PIC16F84 pode ser configurado de 4 maneiras distintas, dependendo do uso. Esta configuração é feita via software e é aceita pelo microcontrolador durante sua gravação. O clock determinará a velocidade de operação do microcontrolador. Atualmente o PIC16F84 é distribuído com clock’s de 4MHz, 10MHz e 20MHz. Devemos escolher a freqüência máxima de operação do microcontrolador de acordo com as tarefas que o mesmo irá executar. Na grande maioria dos projetos a versão de 4MHz é mais que suficiente.
Oscilador RC – O microcontrolador PIC pode oscilar com o uso de uma rede RC. Nesta configuração a velocidade de operação do PIC não é grande e também não é muito precisa, mas para executar tarefas que não necessitem de precisão no “clock” e de grande velocidade de operação, esta opção é a mais simples e pode ser utilizada.
Oscilador LP – Esta opção permite ao PIC utilizar um cristal de baixa potência. Sua operação e configuração são iguais ao modo XT.
Oscilador XT – Nesta opção o PIC utiliza um cristal comum para realizar seu clock. Esta configuração é a

Relacionados

  • artigo cientifico
    3821 palavras | 16 páginas
  • Engenharia
    9682 palavras | 39 páginas