Microfísica do poder

Páginas: 4 (938 palavras) Publicado: 31 de maio de 2011
Microfísica do poder (Michel Foucault)
O conceito de poder é central dentro da obra de Michel Foucault. Para o autor, o poder não é algo que se possa possuir. Portanto, não existe em nenhumasociedade divisão entre os que têm e os que não têm poder. Pode-se dizer que poder se exerce ou se pratica. O poder, segundo Foucault, não existe. O que há são relações, práticas de poder.
O podercircula. Para Foucault, ao contrário das teses althusserianas – segundo as quais todo poder emana do Estado para os Aparelhos Ideológicos – há as chamadas micropráticas do poder. “De modo geral, penso que épreciso ver como as grandes estratégias de poder se incrustam, encontram suas condições de exercício em micro-relações de poder. Mas sempre há também movimentos de retorno, que fazem com queestratégias que coordenam as relações de poder produzam efeitos novos e avancem sobre domínios que, até o momento, não estavam concernidos.”
O tema, no seu desenvolvimento, é retirado do exclusivo campopolítico para ser instalado no cotidiano. Sem deixar de reconhecer que os interesses hegemônicos de diferentes grupos sociais se encontram por trás de situações de poder generalizadas, considera-se que nãoé a única manifestação do poder propriamente dito.
O poder é, em essência, uma personagem que atravessa todos os cenários da vida humana. “Quero dizer o seguinte: a idéia de que existe, em umdeterminado lugar, ou emanando de um determinado ponto, algo que é um poder, me parece baseada em uma análise de enganosa e que, em todo caso, não dá conta de um número considerável de fenômenos. Narealidade, o poder é um feixe de relações mais ou menos organizado, mais ou menos piramidalizado, mais ou menos coordenado. (…) Mas se o poder na realidade é um feixe aberto, mais ou menos coordenado (e semdúvida mal coordenado) de relações, então o único problema é munir-se de princípios de análise que permitam uma analítica das relações do poder.”
Sua natureza final não pode ser apreendida senão...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Microfísica do poder
  • microfisica e o poder
  • Microfísica do poder
  • MICROFISICA DO PODER
  • Microfisica do poder
  • Microfisica do poder
  • livro Microfísica do Poder- Foucault
  • Resumo microfísica do poder

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!