microeon

2952 palavras 12 páginas
ECONOMIA MINERAL
1. A economia da indústria mineira
1.1. Microeconomia VS Macroeconomia
A microeconomia, ou teoria dos preços, estuda o comportamento económico das unidades decisórias individuais, como por exemplo os consumidores, proprietários de recursos e empresas, num sistema de livre empresa. O objectivo de uma teoria é prever e explicar um dado fenómeno. A teoria é uma hipótese que foi testada com sucesso. A hipótese não é testada pelo realismo das suas suposições, mas pela sua capacidade de explicar e prever com precisão.
Exemplo: Ao conversar com amigos e vizinhos, e mesmo por experiência própria, observamos que, aumentando o preço de determinados produtos (por exemplo: bilhetes de cinema, chamadas telefónicas, etc.) passamos a comprá-los em menor quantidade.
A partir desta observação casual no mundo real, construímos a seguinte hipótese geral: ”Quando o preço de uma mercadoria aumenta, a quantidade procurada da mesma decresce”. Para testar esta hipótese e chegar à teoria da procura, devemos voltar ao mundo real e verificá-la para os diversos tipos de produtos e de consumidores, e em períodos diferentes do tempo.
Uma das abordagens à teoria da procura é baseada na suposição de que cada consumidor pode medir (ie, atribuir um valor real) a utilidade ou satisfação que recebe ao consumir cada unidade de um bem ou serviço. Esta suposição não é realista, porque o consumidor não se comporta desta forma. No entanto, aceita-se a teoria da procura porque ela prevê o comportamento do consumidor correctamente (ou seja, normalmente compra menos de um produto ou serviço quando o seu preço sobe). Desse modo, o consumidor comporta-se como se medisse a satisfação, mesmo que assim não o faça.

A teoria macroeconómica estuda o nível agregado das actividades económicas, como por exemplo, o nível total de produção, o nível de rendimento nacional, o nível total de emprego e o índice geral de preços, para a economia como um todo.

1.2. Escassez
O termo

Relacionados