Microeconomia

Páginas: 12 (2906 palavras) Publicado: 9 de abril de 2013
Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Faculdade de Ciências Econômicas


Departamento de Ciências Econômicas

5a Lista de Exercícios de Teoria Microeconômica II

- Exercícios sobre Discriminação de Preços no Monopólio -




1 – Supondo que um monopolista consiga vender diversas unidades de seus produtos a preços diferentes. De posse dessa estratégia de discriminação de preçosadotada pelo monopolista:
a) apresente os três tipos de discriminação de preço: a de primeiro, a de segundo e a de terceiro grau. Dê exemplos de cada uma delas.
b) responda em qual dos tipos o monopolista opera de modo eficiente? Explique o porquê.
c) diga quais condições devem existir para que o monopolista possa praticar, lucrativamente, a discriminação de preços.

2 – Suponha que um certomonopolista pratica uma perfeita discriminação de preços. De acordo com essa estratégia de precificação, responda:
a) qual seria o menor preço que deveria ser cobrado e qual seria sua produção total?
b) qual seria a perda bruta nesse caso?

3 – O aquário de Monterey Bay, na Califórnia, vende dois tipos de ingresso: um por $ 100,00 e outro por $ 20,00. O ingresso mais caro dá direito aosclientes entrarem o ano todo a qualquer hora para ver o show. Em contrapartida, os clientes que compram o ingresso mais barato, apenas podem entrar no próximo show que tenha vagas disponíveis, e que, em geral, há uma fila de espera de uma a duas horas. Explique as condições necessárias para que esse tipo de estratégia de precificação adotada pelo monopolista seja rentável.

4 – Na cidade de Torres sóexiste um cinema. A elasticidade-preço da demanda para os filmes é – 2 para adultos; – 4 para estudantes; e – 6 para crianças. De posse dessas informações responda:
a) quem deverá pagar o preço mais alto e quem deverá pagar o preço mais baixo?
b) se o preço para as crianças for de $ 2, quais serão os outros? Diga ainda qual será o custo marginal do monopolista?

5 – Um monopólio se defrontacom uma curva de demanda para seu produto igual a P = 800 – ½q. Sabendo que ele opera com custos fixos nulos e com um CMg constante de $ 200 por unidade, responda:
a) quanto deveria ser cobrado pelo produto, quando o monopólio fixar um preço único que maximiza seus lucros? Qual seria o lucro total e seu excedente nessa situação.
b) quanto deveria ser o menor e o maior preço cobrado pelo produto,quando o monopólio age como um perfeito discriminador de preços? Qual seria seu lucro total e seu excedente nessa situação?

6 – Sabendo que um monopolista discriminador de preços de terceiro grau tem dois mercados com as seguintes curvas de demanda: PA = 11 – ½qA e PB = 19 – 2qB, e um custo total igual a CT = 3q + 10, onde p representa o preço de venda e q a quantidade total produzidapelo monopolista, determine:
a) a quantidade produzida e o preço de venda nos diferentes mercados, quando discrimina preços.
b) com base nos resultados acima, explique qual dos mercados tem uma curva de demanda mais elástica.



7 – A firma A não tem custos de produção e vende seu produto a apenas dois compradores. A função de demanda do comprador 1 é P1 = 90 – 1y1; e a do comprador 2 é P2= 60 – 1y2; onde y representa as quantidades produzidas pela firma para cada um dos compradores.
a) pressupondo que a firma possa praticar discriminação de preços comum encontre os preços e as quantidades maximizadores de lucro dessa firma.
b) agora suponha que a firma não possa discriminar preços encontre o preço e as quantidades maximizador de lucro dessa firma.
c) encontre o diferencial delucros de uma situação em relação a outra situação.

8 – A procura pelo produto de um monopolista, que discrimina preços, é dada pelas seguintes funções de demanda de mercado: PA = 26 – 1qA e PB = 44 - 2qB. Sabendo ainda que o custo total é dado pela função CT = 16q + 23, sendo q a quantidade total produzida pelo monopolista, determine:
a) os preços e as quantidades produzidas em cada...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Microeconomia
  • Microeconomia
  • Microeconomia
  • Microeconomia
  • Microeconomia
  • Microeconomia
  • microeconomia
  • Microeconomia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!