MICROECONOMIA unidade03

17595 palavras 71 páginas
154 – Microeconomia | Unidade 03

UNIDADE 3 – ANÁLISE DOS MERCADOS
MÓDULO 1 – ANÁLISE DA FUNÇÃO DEMANDA
01

1 - INTRODUÇÃO – COETERIS PARIBUS
Para analisar determinado mercado isoladamente, supõe-se que todos os demais são constantes; ou seja, o mercado estudado não afeta nem é afetado pelos demais. O mesmo vale para o estudo de variáveis isoladas e seus efeitos. Dessa forma, pode-se saber o efeito isolado de uma variável. Exemplo.
A demanda (ou a procura) representa o máximo que o consumidor deseja, dada a sua renda e os preços de mercado – é um plano.
Nesse sentido, a demanda não representa a compra efetiva, mas a intenção de comprar a determinados preços.
Observando a reação das pessoas, pode ser verificado que existe uma relação de causalidade, inversamente proporcional, entre a quantidade demandada e o preço. Quando o preço cai (causa), a quantidade comprada se eleva (efeito), e quando o preço sobe (causa), a quantidade comprada se reduz (efeito). A essa relação, mantidos os demais fatores constantes (coeteris paribus), é chamada Lei geral da demanda. A expressão coeteris paribus tem origem latina, significa “tudo o mais constante” e representa condição fundamental para o estudo da microeconomia, que é parcial.

O preço sobe com a procura de determinado bem, independente de outras variáveis que afetam a procura: a renda do consumidor, gostos, preferências etc.

A demanda é a quantidade de determinado bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir em determinado período de tempo (semana, ano, mês), por isso, representa o fluxo.

02
© 2011 - AIEC - Associação Internacional de Educação Continuada
1

154 – Microeconomia | Unidade 03

2 - RELAÇÃO ENTRE A QUANTIDADE DEMANDADA DO BEM QXD E O PREÇO DO
PRÓPRIO BEM (PX)
A quantidade procurada de um bem é influenciada por seu preço.
Normalmente, presume-se que o consumidor desejará adquirir quantidade maior de determinado bem quanto menor for o seu preço e vice-versa.
Representação matemática

A primeira derivada

Relacionados