Microeconomia - extruturas de mercado: concorrência perfeita

1475 palavras 6 páginas
Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA

Instituto de Ensino e Pesquisa Vale do Acaraú - IVA

Curso de Graduação Tecnológica em Processos Gerenciais

Karielle Maria

Aloísio Barros

Wagner Sousa

Danna Bezerra

Empresa Notmotos – Extruturas de Mercado: Concorrência Perfeita

Trabalho apresentado ao instituto de Estudo e Pesquisas

Vale do Acaraú- IVA como forma de obtenção de nota

da disciplina de Cenário Microeconômico

sob a orientação da Professora Ana Rose.

Sobral- Ce

Janeiro / 2012

Introdução

O termo competitividade e concorrência são amplamente empregados nas organizações, requerendo uma análise sobre os mesmos. Uma empresa é competitiva quando ela é capaz de oferecer produtos e serviços de qualidade maior, custos menores, e tornar os consumidores mais satisfeitos do que quando servidos pelos concorrentes.
A análise da competitividade implicitamente também supõe o conflito além da rivalidade. Competitividade é definida também pela habilidade da organização em fabricar produtos melhores do que seus concorrentes, de acordo com os limites impostos por sua capacitação tecnológica, gerencial, financeira e comercial.
Os grandes líderes do mercado competitivo utilizam três grandes elementos-chave em torno de: desempenho competitivo; potencial competitivo e processo gerencial. Para os autores, o desempenho competitivo descreve estágios diferentes no processo competitivo; o potencial delineia as entradas dentro da operação em termos de tecnologia, produtividade, acesso a recursos, vantagens comparativas e outros; e o processo gerencial diz respeito a itens como políticas governamentais, comprometimento com negócios internacionais eeducação e treinamento.

Relacionados