microdureza

Páginas: 6 (1442 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
1. INTRODUÇÃO
A dureza é uma propriedade mecânica largamente utilizada em estudos e pesquisas mecânicas e metalúrgicas, e principalmente na especificação e comparação de materiais. Para o conceito de dureza são atribuídos diferentes significados, tais como medida de resistência do material a ações de origem mecânica sobre sua superfície, resistência à penetração, à deformação plástica e aorisco. (INFOSOLDA, 2014)
Vários fatores influenciam a dureza de uma junta soldada; dentre eles citam-se a composição química do metal de base e seu grau de encruamento, a composição química do metal de adição, os efeitos metalúrgicos inerentes ao processo de soldagem, o tratamento térmico e os parâmetros de soldagem. (INFOSOLDA, 2014)
Uma junta soldada apresenta regiões bastante definidas, que sãodenominadas metal de base, zona afetada pelo calor e zona fundida; os limites máximos de dureza para estas regiões são definidos por algumas normas e especificações. Quando esses limites são ultrapassados, significa que houve perda de ductilidade e que a junta soldada pode estar comprometida. (INFOSOLDA, 2014)
No estudo de materiais, a dureza é uma propriedade característica de cada materialsólido. Isso expressa a sua resistência a deformações permanentes e está diretamente relacionado com a estrutura atômica de cada material. Entretanto, o conceito físico de dureza não tem um mesmo significado para todas as pessoas que tratam com essa propriedade. Essa conceituação divergente da dureza depende da experiência de cada um ao estudar o assunto. Para um metalurgista, dureza significa aresistência à deformação plástica permanente; um engenheiro mecânico define a dureza como a resistência à penetração de um material duro no outro. (FERREIRA, Mateus, 2011)
O maior interesse para um engenheiro é essa resistência à penetração, pois abrange conceitos como a resistência à abrasão e a resistência ao corte que correspondem a características dos materiais cujo o conhecimento é fundamental,tornando o conceito de resistência à penetração básico para a compreensão do fenômeno de dureza. Geralmente, a dureza é determinada pela resistência à penetração, como já foi mencionado. Para isso, utiliza-se um “penetrador”, na forma de esfera ou de pirâmide ou de tronco de cone, confeccionado de aço temperado ou de diamante, o qual é forçado a penetrar no material cuja dureza se quer medir pelaaplicação de uma carga de natureza estática. Como resultado dessa carga aplicada, há uma deformação que provoca o aparecimento de uma impressão na superfície do material. E é a partir das dimensões dessa impressão que os valores representativos da dureza são constatados. (FERREIRA, Mateus, 2011)
Os métodos mais utilizados no ramo da metalurgia e mecânica para determinação de dureza são Brinell,Rockwell e Vickers.
É importante destacar que, apesar das diversas definições, um material com grande resistência à deformação plástica permanente também terá alta resistência ao desgaste, alta resistência ao corte e será difícil de ser riscado, ou seja, será duro em qualquer uma situação. (SOUZA, Brenno, 2014)
A dureza de Rockwell normalizado pela ASTM E18, demonstra uma facilidade de se detectarpequenas diferenças de durezas e pequeno tamanho de impressão, também é fácil de ser executado e podemos ter um resultado bem rápido. Ele consiste em aplicar cargas por etapas para garantirmos que o contato do penetrador com o corpo de prova seja firme até que por final, seja aplicada a carga total do teste. (FERREIRA, Mateus, 2011)
A dureza de Brinell é normalizado pela ASTM E10, foi o primeiroensaio a ser aceito e padronizado e consiste em comprimir lentamente uma esfera de aço, sobre uma superfície plana durante certo intervalo de tempo. Esta compressão provocará uma impressão permanente no metal em forma de calota esférica. (FERREIRA, Mateus, 2011)
Dureza de Vickers é normalizado pela ASTM E92, é o ensaio de dureza mais universal de todos, pois pode ser aplicado dentro de uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Microdureza Vickers
  • Ensaios de Microdureza
  • Microdureza de Vickers 1
  • EXPERIMENTO MICRODUREZA VICKERS
  • ENSAIO DE DUREZA ROCKEWLL E MICRODUREZA VICKERS
  • Influência da retificação plana no perfil de macrodureza e microdureza

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!