Microcontroladores

Páginas: 12 (2860 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
Índice

• Introdução.............................................................................. 2

• O que é um Microcontrolador................................................... 3

• Aplicabilidade e utilização........................................................... 4

• Tipos de Microcontroladores existentes e principais fabricantes... 5

• Linguagens de programação paraMicrocontroladores.................. 8

• Conclusão............................................................................... 11

• Bibliografia.............................................................................. 12



Introdução
Com o barateamento dos CIs e o surgimento de microprocessadores (CPUs) mais poderosos, começou-se a usar as CPUs mais simples para implementar tarefasdedicadas, tais como controle de impressora, plotter, reguladores de velocidade, acionadores de motores de passo, controladores de elevadores, etc.
Contudo, qualquer controle implicará uma circuitaria muito grande, que muitas vezes encarece o custo do controlador. Estas aplicações tinham o custo dependente do preço da CPU e dos periféricos (ROM, RAM, Portas, A/D, D/A, etc) e também daquantidade de conexões e do tamanho da placa. Para reduzir o custo, começou a surgir a idéia de colocar todos estes periféricos dentro do chip da CPU. Isso baratearia e diminuiria o tamanho do circuito impresso além de aumentar a confiabilidade. Por outro lado, uma CPU dedicada a um determinado controle não precisa ser muito rápida nem tampouco ter um conjunto de instruções extenso e poderoso. Não sãonecessárias instruções para trabalhar com ponto flutuante, com strings ou vetores e também os mecanismos de endereçamento devem ser simples. Ou seja, pode-se simplificar a CPU. Assim surgem os microcontroladores, que são simples, baratos e eficientes.

O que é um Microcontrolador
Um microcontrolador (também denominado MCU) é um computador-num-chip, contendo um processador, memória e periféricosde entrada/saída. É um microprocessador que pode ser programado para funções específicas, em contraste com outros microprocessadores de propósito geral (como os utilizados nos PCs). Eles são embarcados no interior de algum outro dispositivo (geralmente um produto comercializado) para que possam controlar as funções ou ações do produto. Um outro nome para o microcontrolador, portanto, é controladorembutido.
Os microcontroladores se diferenciam dos processadores, pois além dos componentes lógicos e aritméticos usuais de um microprocessador de uso geral, o microcontrolador integra elementos adicionais em sua estrutura interna, como memória de leitura e escrita para armazenamento de dados, memória somente de leitura para armazenamento de programas, EEPROM para armazenamento permanente dedados, dispositivos periféricos como conversores analógico/digitais (ADC), conversores digitais/analógicos (DAC) em alguns casos; e, interfaces de entrada e saída de dados.
Com freqüências de clock de poucos MHz (Megahertz) ou talvez menos, os microcontroladores operam a uma freqüência muito baixa se comparados com os microprocessadores atuais, no entanto são adequados para a maioria das aplicaçõesusuais como por exemplo controlar uma máquina de lavar roupas ou uma esteira de chão de fábrica. O seu consumo em geral é relativamente pequeno, normalmente na casa dos miliwatts e possuem geralmente habilidade para entrar em modo de espera (Sleep ou Wait) aguardando por uma interrupção ou evento externo, como por exemplo o acionamento de uma tecla, ou um sinal que chega via uma interface dedados. O consumo destes microcontroladores em modo de espera pode chegar na casa dos nanowatts, tornando-os ideais para aplicações onde a exigência de baixo consumo de energia é um fator decisivo para o sucesso do projeto.
De forma oposta aos microprocessadores, onde se superdimensiona ao máximo tendo como limite o preço que o usuário deseja investir, a escolha do microcontrolador é feita pelo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Microcontroladores
  • microcontroladores
  • Microcontrolador
  • Microcontroladores
  • Microcontroladores
  • Microcontrolador
  • Microcontroladores
  • Microcontroladores

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!