microcontroladores

Páginas: 8 (1756 palavras) Publicado: 27 de julho de 2014
Q1 - Quando surgiu o Controlador Logico Programável (CLP)?
O Controlador Logico Programável surgiu da necessidade de aprimorar a técnica de produção dentro da linha de montagem das indústrias automobilísticas, especificamente dentro da General Motors que a cada novo projeto teria que reformular toda a sua linha de montagem gerando grande prejuízo. Visando diminuir os custos e o tempo perdidonessa etapa foi criado o CLP, um equipamento bastante versátil e de fácil utilização.

Q2 - Que problema o CLP pretendia resolver inicialmente?
Os custos e o tempo de uma reformulação na linha de montagem a cada novo projeto.

Q3 - Defina sensores, controladores e atuadores.
Os sensores são tradutores, ou seja, convertem grandezas físicas em sinais elétricos correspondentes. Os Atuadores sãocomponentes que realizam a conversão da energia elétrica, hidráulica pneumática em energia mecânica. Os controladores são uma unidade que e responsável pelo gerenciamento e monitoramento dos parâmetros operacionais requeridos para realizar as tarefas do sistema.

Q4 - Cite as vantagens e desvantagens do CLP com relação a outros sistemas de controle.
Ocupam pouco espaço, são reprogramáveis,permitem alterar os parâmetros de controle sem necessidade de interromper o processo de produção, podem ser reutilizados, apresentam uma ótima comunicação com outros CLPs e computadores de controle, permitem maior rapidez na elaboração do projeto do sistema, maior flexibilidade, baixo consumo de energia, maior confiabilidade, fácil funcionamento na fase de projeto do sistema ou reparos em falha quevenham ocorrer durante a sua operação, operar com reduzido grau de proteção, baixa manutenção.
A desvantagem e o preço muito elevado desse sistema.




Q5 - Quais são os componentes essenciais da arquitetura de um CLP?
A arquitetura do CLP pode ser dividida, resumidamente, em duas partes: uma unidade central de processamento; e sistemas de interface de entradas/saídas.

Q6 - O que é umaCPU, quais seus componentes e qual a sua função?
A CPU é responsável pela execução do programa e pela atualização da memória dos dados, ou seja, é parte que comanda todas as atividades do CLP, sendo formado por três elementos: o processador, os sistemas de memórias e as fontes de alimentação.
Durante a operação do CLP, o CPU realiza continuamente ciclos de leitura, chamados de scan. De formareduzida, o cicloscan é formado por três processos contínuos:
Efetua a leitura dos dados através dos dispositivos via interface de entrada, executa o programa de controle armazenado na memória, escreve ou atualiza os dispositivos de saída via interface de saída

Q7 - Qual a diferença entre memória EEPROM e EPROM?
A EPROM (Erasable Programmable Read-only Memory) é uma PROM que pode ter seus dadosapagados e reutilizada. O processo de apagamento consiste em irradiar luz ultravioleta intensa através de uma janela desenhada dentro do chip de memória. Como a luz solar pode causar este apagamento, esta janela é usualmente coberta por uma etiqueta protetora.
A EEPROM é uma ROM programável pelo usuário e que pode ser apagada e reprogramada repetidamente através da aplicação de uma tensão maiselevada que a tensão normal de operação. Diferentemente das EPROM’s, as EEPROM’s não precisam ser removidas do equipamento ou computador para ser modificadas. Entretanto, o apagamento e reprogramação tem de ser feito para todo o conteúdo da EEPROM, e não seletivamente. O processo de apagamento e reprogramação tem um número limitado, tipicamente da ordem de dezenas ou centenas de milhares de vezes,ao fim do qual a EEPROM chega ao fim de sua vida útil e deve ser substituída.

Q8 - O que significa dizer que uma memória é volátil?
As memórias voláteis caracterizam por perder suas informações em caso de interrupção do fornecimento de energia, ou seja, quando desligamos.


Q9 - Cite dois exemplos de memória não-volátil. 
Esse tipo de memória caracteriza-se por manter suas informações...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Microcontroladores
  • microcontroladores
  • Microcontrolador
  • Microcontroladores
  • Microcontroladores
  • Microcontrolador
  • Microcontroladores
  • Microcontroladores

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!