Microcontroladores, exercícios IFSP Guarulhos

349 palavras 2 páginas
Respostas:

1- tipos :Flip-Flop RS Básico, F.F. RS com Clock, Flip-Flop JK, F.F. JK com Preset e Clear, F.F. Tipo T, F.F. Tipo D.

Aplicação de um F.F. Tipo D :

Acionamento de um Interruptor por palmas

Para alternar o estado do LED que será acionado pelas palmas usaremos um flip-flop tipo D, encapsulado no CI4013. Esse flip-flop, com clock sensível a borda de subida, muda seu estado de saída para o mesmo estado que estiver na entrada D quando um pulso de clock for emitido ao circuito. Nesse projeto, o pulso de clock será a saída do temporizador 555. Para garantir que o circuito irá alternar seus estados a cada pulso de clock, ligaremos o flip-flop como flip-flop tipo T (toogle), onde conectamos a saída Q’ diretamente a entrada D. Assim, sempre que a saída Q estiver em 0, a saída Q’ vai estar em 1. Quando um pulso de clock chegar até o circuito, a saída Q muda para 1, a Q’ para 0 e quando um novo pulso chegar ao clock, a saída Q voltará para 0.
O LED será conectado à saída Q desse flip-flop por meio de uma resistência de 470 ohm. A importância dessa resistência é a limitação da corrente que passa pelo LED. É importante ressaltar que o LED será ligado ao flip-flop, ou seja, a corrente por ele drenada será fornecida por esse dispositivo. Nesse caso não tem muito problema porque a corrente é baixa. Mas para a ligação de outros componentes que drenem uma corrente alta se faz necessário um circuito de acionamento um pouco mais completo, com transistor e até relé, para aplicações que envolvem sistemas de potência.

2- Flip-Flop RS Assincrono com portas NOR:

R
S
Q
0
0
Qa
0
1
1
1
0
0
1
1
-

Com portas NAND :

R
S
Q
0
0
-
0
1
0
1
0
1
1
1
Qa

A diferença entre os F.F's é que a saída são diferentes, se os dois tiverem a mesma entrada terão saídas inversas comparando entre sí.

10- Flip-Flop JK :

J
K
Q
0
0

Relacionados

  • pdi 2014-2018 - verso final
    169307 palavras | 678 páginas