Microblogging como estilo de interação e colaboração em ambientes virtuais de ensino e aprendizagem

Páginas: 5 (1066 palavras) Publicado: 9 de março de 2012
Autores: Eudis Teixeira, Francisco Petrônio Alencar de Medeiros, Alex Sandro Gomes

Este artigo descreve a integração do estilo de interação por meio de Microblogging twitter com o Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem Amadeus. Este foi concebido com técnicas de design da interação e permite que se viabilize entre professores e aprendizes comunicação rápida e eficaz, facilitando aaprendizagem e colaboração. Os resultados foram prototipados e encontra-se em fase de integração ao Amadeus LMS.

1. Introdução
Os novos recursos de interação e colaboração em Educação à Distância (EAD) permitem a comunicação entre os envolvidos no processo de formação. A mensagem não é mais simplesmente emitida, de forma fechada, imutável ou intocável, mas torna-se aberta e facilmente modificada eajustada na medida em que responde às solicitações daquele que a consulta. [Silva, 2011].
Em EaD é preciso que se estabeleçam novas formas de aproximação que propiciem o desenvolvimento do ensinar e do aprender, utilizando ferramentas de interação para aproximar os usuários envolvidos, suas ideias e a partilha de informações. Com esses mecanismos, permitem-se reflexões sobre o tema estudado, trocade experiências, ampliação dos horizontes e uma maior visão de mundo entre pessoas fisicamente e/ou temporalmente distantes.
Dessa forma o objetivo deste trabalho é o de conceber o estilo de interação resultante da integração do Twitter ao Amadeus de modo a propor uma forma de comunicação imediata entre os participantes do processo de ensino, tornando mais rápida e eficaz a informação emambientes virtuais de aprendizagem.

3. Metodologia de Design
A integração foi construída e validada através de técnicas de design de interação [Preece, 2005], para isso, foram identificados requisitos e validadas necessidades para a integração consistente do microblogging twitter ao AVEA AmadeusLMS [Amadeus, 2010], através de métodos de engenharia de software para Aplicação de questionários, uso deCenários, Diagrama UML de casos de uso e Prototipação [Sommerville, 2007].

4. Resultados
Nas seções 4.1 até 4.4 os artefatos gerados através da aplicação da metodologia de design são apresentados e discutidos.

4.1. Aplicação dos questionários
Com a aplicação dos questionários buscou-se subsídios para definição de requisitos, através das informações acerca das necessidades e dificuldadesdos professores e/ou tutores que utilizam AVEA e que necessitam de interação imediata.
Ao final das entrevistas com os professores foram extraídos requisitos que propiciem Facilidade na interação com professor e/ou tutor e aprendizes (R1), Multiplicidade de suportes na comunicação (R2), Facilidade para criar e editar as mensagens enviadas (R3) e Delimitadores de Conteúdo (R5).
4.2 CenáriosAtravés da revisão da literatura, bem como das entrevistas com usuários, foram abordados os esboços de cenários para captar detalhes dos requisitos de integração do twitter ao ambiente virtual proposto. Foram elaborados e descritos cenários para Configuração do serviço, Envio e retorno (respostas) de posts (twetts), Seleção de Posts Favoritos, Busca de Informações de pessoas e assuntos, Acompanhamentode Usuários, Exclusão de Posts e Visualização de delimitadores de conteúdo. Todos foram detalhados levando em consideração os atores envolvidos, o ambiente e um roteiro de uso.

4.3 Diagrama UML de Casos de Uso de Visão
Este tópico mostra uma forma de comunicação do processo de levantamento de requisitos por meio do diagrama UML [UML, 2011] Casos de Uso. A figura 1 ilustra um relato resumidocom os principais casos de uso que o negócio deve fornecer. Este diagrama não tem reflexo direto em codificação, ele é um instrumento de visualização da complexidade, é a abstração da complexidade.

4.4 Prototipagem
Inicialmente nesta etapa do trabalho foi utilizada a técnica de prototipagem de baixa fidelidade, rápida em papel (paper prototype), após essa fase a prototipação das telas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • AMBIENTE VIRTUAL PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA
  • AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: COMUNICAÇÃO, INTERAÇÃO E AFETIVIDADE NA EAD
  • Ambiente Virtual De Aprendizagem
  • Ambiente Virtual de Aprendizagem
  • Ambiente Virtual De Aprendizagem Libras
  • Ambiente Virtual De Aprendizagem
  • Ambiente Virtual de Aprendizagem
  • Ambiente Virtual de Aprendizagem Mayara

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!