microbiota urovaginal

730 palavras 3 páginas
UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE – UNESC

CURSO DE FARMACIA

FERNANDO DOS SANTOS

MICROBIOTA UROVAGINAL

CRICIÚMA, SETEMBRO DE 2013
FERNANDO DOS SANTOS

MICROBIOTA UROVAGINAL

Relatório apresentado ao Curso de Farmácia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, solicitado na disciplina de Citologia Clinica, pela Prof. Hugo da Silva Dal Pont

CRICIÚMA, SETEMBRO 2013
FLORA VAGINAL

Os animais e os seres humanos, geralmente são livres de microrganismos quando no útero materno. Ao nascimento, populações microbianas normais e características começam a se estabelecer de imediato. No ser humano, o primeiro contato entre o recém-nascido e os microrganismos ocorre na passagem pelo trato vaginal da parturiente, a qual possui uma multiplicação intensa de lactobacilos imediatamente antes do parto, tornando-se os microrganismos predominantes do intestino do bebê.
Com a respiração e o início da alimentação, mais microrganismos são introduzidos no corpo do recém-nascido a partir do meio ambiente. A E. coli e outras bactérias provenientes dos alimentos começam a habitar o intestino. Esses microrganismos permanecerão nesse sítio para o resto da vida do indivíduo e, em resposta as mudanças anormais, podem aumentar ou diminuir o seu número, contribuindo para o surgimento de doenças.
O corpo humano possui 10 vezes mais células bacterianas do que células humanas. Os microrganismos que estabelecem residência permanente (colonizam), mas não geram doenças, em condições normais, no seu hospedeiro são chamados de microbiota normal ou flora normal, do corpo.
Muitos fatores determinam a distribuição e a composição da microbiota normal. Entre eles estão nutrientes, fatores físicos e químicos, defesas do organismo hospedeiro e fatores mecânicos. Os micróbios variam de acordo com os tipos de nutrientes que eles

Relacionados