Microbiota oral e prática odontológica

Páginas: 19 (4545 palavras) Publicado: 22 de abril de 2013
x2.2- Microbiota oral e prática odontológica




Nas palavras de (MARSH & MARTIN, 2005), nem todos os microrganismos que entram na boca são aptos a proliferar. Os organismos microscópicos que estão apenas “de passagem” pela boca do hospedeiro formam a microbiota transitória.

Para (MARSH & MARTIN, 2005) a boca humana possui aspectos peculiares a dos outros animais dentadosque a torna ecologicamente diferente de todas as outras regiões do corpo, pois apresenta tipos de bactérias que são capazes de persistir. A região bucal mostra condições ecológicas próprias, que amparam o desenvolvimento de uma comunidade de micróbios característicos, incluindo as áreas dos dentes e mucosas.

De acordo com Socransky e Haffajee (2005), um organismo pode desempenhar um papelem uma habitat e desenvolver um diferente em outro. No conceito de Socransky e Haffajee esse habitat é chamado de nicho, onde não apresenta, só a localização, mas tem a conotação de função.

A composição do comunidade microbiana oral reflete as condições que o habitat proporciona para superar as exigências nutritivas e físico-químicas dos microorganismos. A boca é um ambiente favorávelao surgimento de vários organismos visto sua condição ambiental, como calor, umidade, diversidade de nichos e ao depósito de restos alimentares

(BURNETT et al., 1976; LOESCHE, 1997) afirmam que a natureza e o número de carboidratos ou proteínas serão responsáveis por quais microrganismos vão permanecer. Os hospedeiros (saliva, fluido do sulco gengival, células epiteliais descamadas), ospróprios microrganismos (produtos de excreção, produtos extracelulares) e os alimentos que a pessoa ingere são a fonte de nutrientes para esta microbiota. (MAYANAGI et al., 2004; PEREA, 2004) estimam que através dos métodos da microbiologia clássica e de biologia molecular, mais de 700 tipos microbianos vivem na boca humana, e as bactérias são os componentes dominantes.

No corpo humano,a boca é a única região acessível que contem superfícies rígidas não descamativas para colonização de micróbios. Estas áreas possibilitam a aglomeração de microrganismos e seus materiais extracelulares chamada placa dentária. A placa é um protótipo de biofilme, frequentemente encontrada na saúde, também está relacionada á carie e ás doenças periodontais.

Diversificada e complexa é acomposição da microbiota da placa dental dos seres humanos. A tensão de oxigênio e pH na placa dentária, é mostrada na forma gradativa de valores, ocasionando meios apropriados para o desenvolvimento e convívio de microrganismos. A placa, por ser uma comunidade de micróbios, onde há inter relações metabólicas sinérgicas, habilitam determinadas bactérias mais vulneráveis a sobreviver e se desenvolverem ambientes que não suportariam em uma cultura pura (MARSH & MARTIN, 2005).

Segundo (MARSH & MARTIN, 2005) a obtenção de microrganismos via oral são consequências da transferência de bactérias para a região em potencial contágio. Na boca, há contaminação por interferência passiva da mãe, da comida, leite e água e pela saliva de quem estiver perto da criança.

Poucas espécies demicrorganismos são capazes de proliferar a boca do recém-nascido, pois a cavidade oral é extremamente seletiva mesmo durante os primeiros dias de vida (MARSH & MARTIN, 2005).

Socransky e Manganiello (1971) declaram que com o primeiro dente do bebê as bactérias anaeróbias facultativas obrigatórias tornam-se mais evidentes. Pois antes do aparecimento da dentição a maior parte dosmicrorganismos da boca são aeróbios. E as bactérias anaeróbias se desenvolvem a partir das facetas duras (dentes) que não descamam, e assim surge a placa bacteriana dental.

Diferentes tipos de bactérias orais têm sido descobertas em idade avançada e podem ser atribuídas aos efeitos do envelhecimento. Nos adultos a microbiota oral continua estável e convive em harmonia com seu hospedeiro. A...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Microbiota oral
  • Microbiota Oral
  • Mcrobiologia
  • Relatorio Aula Pratica Microbiota
  • CONTROLE DE INFECÇÃO NA PRÁTICA ODONTOLÓGICA
  • relatorio de pratica de mucosa oral
  • As práticas orais na escola
  • Fontes orais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!