Microbiologia

Páginas: 5 (1105 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
3° RELATÓRIO

ISOLAMENTO DE BACTÉRIAS DA MICROBIOTA HUMANA

INTRODUÇÃO: Existem milhões de microrganismos que atuam no organismo humano , são eles maléficos ou benéficos , os que atuam beneficiando são chamados de microbiota normal , que desempenham funções importantes na saúde e na doença.
A microbiota normal desenvolve em fases de sucessões, desde o nascimento até as diversas fase davida , resultando em comunidades bacterianas, pois o ser humano nasce sem microrganismos. A microbiota normal humana sobrevive adapta-se em diversas partes do ser humano , que estão relacionados a temperatura , ph, água e oxigenação.
Existem microrganismos mutualistas que protegem o hospedeiro , contribuem para o desenvolvimento do sistema imunológico , produzem nutrientes importantes.Porém também existem as oportunistas , que causam doenças nos indivíduos
A microbiota normal ajuda no mecanismo de defesa do ser humano , contudo ela pode também conter um reservatório de bactérias potencialmente patogênicas , muitas da microbiota normal podem agir como oportunistas quando o sistema imunológico estiver baixo , elas invadem os tecidos do hospedeiro causando doenças muitograves.

Objetivos: Constar a presença e isolar os microrganismos na microbiota normal nas diversas parte do corpo humano

Procedimentos: Coletou- se material do corpo humano , da mucosa oral , da pele , e dividiu a placa de Petri em dois setores , anotando no fundo da placa as amostras coletadas . Fechar as placas em 37 graus por 24hrs


Resultado : Podemos observar a presençade estafilococos, diplococos, estreptococos, tétrades.
Nos resultados observados , fizemos amostras de duas regiões do corpo humano , a unha e o braço , nesta coleta constaram-se uma maior presença de colônias de bactérias na unha do que no braço , a primeira apresentando uma quantidade diversificada de tamanhos e cores e a segunda mais esbranquiçada .
Uma das colônias originada da unha ,obtinha forma irregular , amarelada , redonda grande e média , a do braço ,forma pigmentadas, pequenas , esbranquiçadas.
Os resultados encontrados não condizem com a realidade, pois os procedimentos não foram realizados igualmente por todos.

Questões para o relatório

1- Entre os plaquetamentos realizados pelo grupo qual o local de coleta apresentou maior crescimento bacteriano?
R- Oprimeiro material a ser coletado , a unha

2- Visualmente, as colônias eram diferentes ou todas iguais?
R -Completamente diferentes , como no tamanho , na forma , e cor .

3- É normal a presença de bactérias em partes do corpo humano como mão e boca ?

R- Sim, alias são as partes do corpo onde mais existe a presença de microrganismos.

4- Esta microbiota é rara e difícil de sercultivada ou é abundante?

R- É abundante , pois a unha e o braço vivem totalmente expostos a microrganismos , mais fácil acesso a reprodução das mesmas .

5- Qual a importância da Microbiota Normal do corpo humano?

R- Impedir a colonização por patógenos do meio externo e o possível desenvolvimento de doença por meio de interferência bacteriana ,estimulação do sistema imune.

4°RELATÓRIO

COLORAÇÃO DE GRAM

Introdução: É uma técnica de coloração desenvolvida em 1884 pelo médico dinamarquês Christiam Gram é a técnica mais importante em microbiologia. Separa a maioria das bactérias em dois grupos: as bactérias gram positivas, que se coram de azul e as bactérias gram negativas, que coram de vermelho.
Quando aplicamos em células gram – positivas e gram- negativas ocorante cristal violeta e o iodo penetram facilmente , dentro das células elas foram o complexo violeta- lugol. Na gram – positivas pela presença da camada de peptioglicano o complexo iodo- parasonilina não é removido facilmente pela presença do álcool, permanecendo a cor roxa.
Nas gram- negativas o álcool penetra na membrana externa e o complexo violeta lugol e removido da camada fina de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Microbiologia
  • Microbiologia
  • Microbiologia
  • Microbiologia
  • Microbiologia
  • Microbiologia
  • Microbiologia
  • Microbiologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!