MICROBIOLOGIA PARASITOLOGIA E ANÁLISES

Páginas: 9 (2127 palavras) Publicado: 27 de outubro de 2014
5600700-68580000UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
GRADUAÇÃO DE ANÁLISE CLÍNICAS
Luiz Antonio Justino
MICROBIOLOGIA, PARASITOLOGIA E URINÁLISEBelo Horizonte MG
MAIO DE 2014
5600700-68580000
Luiz Antonio Justino
MICROBIOLOGIA, PARASITOLOGIA E URINÁLISEResumo do Curso de Análises Clinicas como requisito parcial a obtenção do Título de Pós Graduação de Análises Clínicas.
Tutora: SuelyCampos Alves

MAIO DE 2014
Nome: Luiz Antonio Justino
Pólo: BH
MICROBIOLOGIA
O laboratório de microbiologia não serve apenas para apontar o responsável por um determinado estado infeccioso, mas sim, indicar, através do monitoramento de populações microbianas, qual o perfil dos microrganismos que estão interagindo com o homem. Com essas informações, a equipe de saúde é capaz de definir quaismicrorganismos podem ser responsáveis pelo quadro clínico do paciente e assim, propor um tratamento mais adequado. No entanto, para alcançar esses objetivos, os laboratórios de microbiologia devem possuir estrutura capaz de estabelecer informações sobre a melhor amostra biológica, reconhecer a flora normal, reconhecer os contaminantes, identificar microrganismos cujo tratamento beneficia opaciente, identificar microrganismos com propósitos epidemiológicos, obter resultados rápidos em casos de emergência, racionalizar no uso de antimicrobianos, realizar o transporte rápido das amostras e o relato dos resultados e manter uma educação médica contínua em relação aos aspectos da infecção hospitalar.
Os meios de cultura podem ser preparações sólidas, líquidas ou semi-sólidas que contenhamtodos os nutrientes necessários para o crescimento de microrganismos são utilizados com a finalidade de cultivar e manter microrganismos viáveis no laboratório, sob a forma de culturas puras.
Os meios de cultura devem ter na sua composição, os nutrientes indispensáveis ao crescimento do organismo em questão, sob forma assimilável e em concentração não inibitória do crescimento. Além disso, após asua preparação, cada meio de cultura deve ser submetido à esterilização, por forma a eliminar qualquer organismo vivo contaminante. Por outro lado, para manter uma cultura pura, é necessário que o meio de cultura que se pretende utilizar seja mantido desprovido de qualquer organismo vivo contaminante. Para a prevenção de contaminações durante a manipulação de culturas puras recorre-se a técnicas deassepsia. De um ponto de vista geral, os meios de cultura podem ser classificados tendo em conta o seu estado físico, a sua composição química e os objetivos funcionais a que se destinam.
A especificidade dos meios de cultura é muito importante, nomeadamente no isolamento e identificação de certos microrganismos (por exemplo, no isolamento de microrganismos do solo) ou em testes de sensibilidadea antibióticos ou na análise microbiológica de águas, de alimentos, etc.
Os métodos de coloração são muito importantes em bacteriologia, pois facilitam a visualização das bactérias ao microscópio de luz. Alguns métodos são denominados de diferencial isto é permitem a classificação das bactérias em “grupos”. Um método de coloração diferencial muito importante em bacteriologia é o Método de Gramque classifica a maioria das bactérias em Gram positivas e Gram negativas.
A coloração de Gram é usada para classificar bactérias com base no tamanho, morfologia celular e comportamento diante dos corantes. No laboratório de microbiologia clínica é um teste adicional rápido para o diagnóstico de agentes infecciosos, sendo também utilizado para avaliar a qualidade da amostra clínica analisada.
Asinterpretações dos esfregaços corados pelo Gram envolvem considerações relacionadas com as características da coloração, tamanho, forma e agrupamento das células. Estas características podem ser influenciadas por vários fatores, incluindo idade da cultura, o meio de cultivo utilizado, a atmosfera de incubação e a presença de substâncias inibidoras.
Não se pode deixar de destacar que a coloração...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Microbiologia, parasitologia e uranálise no laboratório de análises clínicas
  • microbiologia e parasitologia
  • Microbiologia e Parasitologia
  • microbiologia e parasitologia
  • Microbiologia e parasitologia
  • microbiologia e parasitologia
  • MICROBIOLOGIA E PARASITOLOGIA
  • microbiologia e parasitologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!