MICRO E PEQUENO EMPREENDEDOR NO BRASIL

Páginas: 5 (1144 palavras) Publicado: 3 de novembro de 2014
MICRO E PEQUENO EMPREENDEDOR NO BRASIL
Marcia Regina Carlos Françoso¹
Uma figura de grande importância para a micro e pequena empresa é o empreendedor, que pode ser definido como uma pessoa que consegue identificar no ambiente de negócios oportunidades que outras pessoas não conseguem. Identifica, seleciona e transforma essa oportunidade em negócio real.
Geralmente o empreendedor é umapessoa criativa, movido pelos desafios e que não mede esforços para ver seus objetivos alcançados.
Peter Drucker,1987, definiu empreendedor como um indivíduo que identifica oportunidades e que, para explorá-las, toma a iniciativa de reunir, organizar ou administrar recursos na forma de uma empresa autônoma, assumindo uma quantidade significativa de risco associado com a participação acionária nessaempresa, e comprometendo-se pessoalmente com o resultado.
Segundo o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), 2008, algumas características definem o empreendedor.
Busca de oportunidades e iniciativa: ter a capacidade de criar e enxergar novas oportunidades de negócios, desenvolver novos produtos, propor e implementar soluções inovadoras.
Persistência: enfrentar osobstáculos decididamente, buscando, sempre o sucesso, mantendo ou mudando estratégias, de acordo com as situações.
Correr riscos calculados: analisar as alternativas e dispor-se a assumir desafios ou riscos moderados e responder pessoalmente por eles.
Exigência de qualidade e eficiência: decidir que fará sempre mais e melhor, buscando satisfazer ou superar o que os clientes desejam.
Comprometimento:fazer sacrifícios pessoais, esforçar-se para completar uma tarefa; colaborar com os subordinados e, até mesmo, assumir o lugar deles para terminar um trabalho; fazer força para manter o cliente satisfeito.
Busca de informação: interessar-se pessoalmente, por obter informações sobre clientes, fornecedores ou concorrentes; investigar pessoalmente como fabricar um produto ou prestar um serviço;consultar especialista para obter assessoria técnica ou comercial.
Planejamento e monitoramento sistemático: planejar, dividindo as tarefas de grande porte em tarefas menores com prazos definidos; revisar constantemente seus planos, considerando resultados obtidos e mudanças circunstanciais; manter registros financeiros e utiliza-los para tomar decisão.
Segundo os autores Lemes e Pisa (2010, p.18)as características que determinam o comportamento empreendedor está ligado a sua personalidade, habilidades, motivação, experiências, conhecimentos, valores e a percepção do mundo e usa essas características para colocar suas ideias em prática, aprende com seus próprios erros, consegue reverter isso para seu próprio benefício, é habilidoso na maneira que negocia com seus clientes, fornecedores,sócios e empregados tem alto poder de persuasão, é claro e objetivo por isso é considerado excelente negociador. Mesmo com todas essas qualidades ele não deixa de ser uma pessoa comum, porém o que os diferencia das demais pessoas é a capacidade de identificar e superar seus pontos fracos.
Porém, há pessoas que empreendem por necessidade e outras por oportunidade, dentro desses dois grupos há ainda noBrasil e em todo mundo um crescimento muito forte das mulheres empreendedoras e dos jovens empreendedores.
Segundo Lemes e Pisa:
O empreendedorismo gerado pela necessidade decorre de ausências de outras oportunidades de emprego, ou pelo menos oportunidades dignas, direcionando os indivíduos para a criação do próprio negócio, uma vez que não lhe resta alternativa. (LEMES, PISA, 2010, p.20)Entende-se por empreender por necessidade quando o indivíduo já esgotou todas as chances de inserção no mercado de trabalho formal. Este empreendimento exige pressa já que precisa ser feito sobre forma de suprir as necessidades dele e de seus familiares, assim sendo é feito sem um planejamento sistemático, muitas vezes sem nenhum ou pouco conhecimento do negócio o que pode levá-lo a entrar em um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A importancia da contabilidade para o micro e pequeno empreendedor
  • MICROCREDITO:SUA IMPORTANCIA PARA O MICRO PEQUENO EMPREENDEDOR.
  • Pequeno empreendedor
  • A importância do empreendedor e o seu papel como micro e pequeno empresário na economia brasileira
  • EMPREENDEDORISMO E SOBREVIVÊNCIA: características da personalidade dos micro e pequenos empreendedores varejistas...
  • Micro empreendedor
  • Micro empreendedor
  • Micro empreendedor

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!