Micro e Macroeconomia

Páginas: 15 (3637 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014



SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS


















PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL








































PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL









Trabalho apresentado ao Curso de Administração de Empresas da UNOPAR - Universidade Norte doParaná, para as disciplinas de Microeconomia e Macroeconomia, Métodos Quantitativos, Ética, Política e Sociedade, Seminário

Prof. Regina Malassise, Marcelo Viegas, Wilson Sanches, Márcia Bastos, Henry Nonaka












INTRODUÇÃO

O presente trabalho demostra de maneira geral ideias adequadas ao campo administrativo, no qual envolve os assuntos relacionados a macroeconomia emicroeconomia dentro das suas diferenças e inter-relações, destacando inflação, taxa de juros e taxa de câmbio que estão presentes em nosso dia a dia na economia.
Estudar os métodos quantitativos à gestão empresarial em variados graus de dificuldade, que juntos se entrelaçam, formando um conceito sólido e fornecendo uma visão abrangente, técnicas estatísticas onde auxiliam os gestores na organizaçãoempresarial com suas respectivas medidas.
Assim também foi exposto o conceito de ética empresarial inserido no contexto de manutenção de sistema empresarial, que procura trazer uma reflexão acerca das ações do sujeito, que deve realizar o seu trabalho pensando no todo, sem individualismo ou egoísmo.













MICROECONOMIA E MACROECONOMIA

INFLAÇÃO

A inflação é o processo peloqual ocorre aumento geral nos preços dos bens e serviços, provocando perda do poder aquisitivo da moeda e fazendo com que o dinheiro desvalorize cada vez mais. O processo inflacionário funciona como um círculo vicioso, obrigando a realização de reajustes periódicos de preços e salários, com o seu consequente agravamento.
O que a gera a inflação são vários fatores, como a diminuição na oferta decerta mercadoria importante, o aumento nas exportações gera um aumento no valor interno pelo fato de ser mais rentável vender no exterior, a desvalorização da moeda interna frente às externas, causando um aumento no preço de produtos importados e a preferência por exportar e o aumento na taxa de juros, fazendo com que investimentos sejam diminuídos e a oferta de mercadoria seja menor.
Podemosverificar a influência desta sobre a economia através da mídia. Por exemplo, nesta noticia sobre a inflação nos produtos alimentícios. “O tomate tornou-se o símbolo da subida dos preços dos alimentos no Brasil nos últimos meses, um dos motivos que levaram ao crescimento da inflação no país. De acordo com a revista Veja, os fiscais brasileiros da cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, na fronteira com aArgentina e o Paraguai, tiveram trabalho redobrado nos últimos dias para combater o contrabando de tomate para o Brasil.
O tomate chega a custar o dobro no Brasil em relação aos países vizinhos e liderou a alta dos preços dos alimentos nos supermercados brasileiros nos primeiros três meses do ano, com um aumento médio de 60%.
Em relação a igual período do ano passado, o aumento passou de 120% e oquilograma do tomate chegou aos 10 reais (3,8 euros).”
Nesta reportagem percebe-se que ao invés de diminuir os valores dos produtos alimentícios diante de tantos impostos cobrados ao consumidor,a inflação está cada vez maior o que prejudica muito a população.

TAXA DE JUROS

A taxa de juros nada mais é que o preço do uso do dinheiro para um certo período de tempo. A taxa de juros alta,resulta na imobilidade da produção e no investimento, aumentando a taxa de desemprego. A taxa de juro é um instrumento que o banco central utiliza para manter sob controle a inflação e estabelecer as diretrizes da política monetária no Brasil. No entendimento de Arbex (2010, p.122):

A taxa de juros tem um papel importante na política monetária, pois é o instrumento utilizado pelo Banco Central...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • micro e macroeconomia
  • Micro e Macroeconomia
  • Micro e MacroEconomia
  • Micro e Macroeconomia
  • micro e macroeconomia
  • Micro e macroeconomia
  • micro e macroeconomia
  • Micro e Macroeconomia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!