Micro e Macreconomia introdução!!

2395 palavras 10 páginas
DESENVOLVIMENTO2.1. Microeconomia e macroeconomia
A microeconomia, conhecida como teoria dos preços, é um ramo da economia que trata das questões das unidades de produção (empresas) a nível individual, estabelecendo critérios para a determinação do ponto de equilíbrio entre receitas e custos operacionais. Em outras palavras, podemos dizer que a microeconomia é o estudo de como as famílias interagem em mercados específicos. A microeconomia é chamada de teoria dos preços, uma vez que postula à articulação e coordenação das ações dos produtores e consumidores, através do sistema de livre funcionamento dos preços. A microeconomia desenvolve as teorias do consumidor, da produção e da distribuição ou repartição. Um microeconomista pode estudar: o controle dos alugueis sobre os imóveis residenciais de uma cidade; o impacto da competição estrangeiro sobre a indústria automobilística brasileira; os efeitos da frequência escolar obrigatória sobre os ganhos dos trabalhadores, etc.
Além da microeconomia ser uma parte pequena de um estado ela tem grande valia, pois é aonde a maioria das empresas Brasileiras começam, onde se formam, e se estruturam, algumas tem facilidades e passam a ser grandes empresas, mas a maioria dessas empresas acabam ficando, ou se estabilizando, em pequenas cidades ou bairros.
As microempresas apostam na maioria das vezes em uma parte específica de negócios, onde vão se especializar e aprimorar seu conteúdo trazendo a confiança dos clientes e da vizinhança, desta forma, estabiliza-se clientes fiéis, trazendo um pouco de estabilidade ao negócio, ao contrário de uma grande empresa que não tem essas facilidades, e nem competição em pequenas cidades por não terem um bom consumo fazendo a produção somar muito em relação ao consumo e encarecer produtos.
A Macroeconomia estuda a estrutura institucional do sistema bancário, intermediários financeiros, o Tesouro Nacional e as políticas econômicas de que o Governo Federal dispõe para controlar

Relacionados

  • Apostila de economia - graduação
    2928 palavras | 12 páginas