micro & macro

Páginas: 10 (2483 palavras) Publicado: 24 de novembro de 2014
A RELAÇÃO DA MICRO E MACROECONOMIA NA GESTÃO EMPRESARIAL


Berenice Balem Rolim, Eduardo Bernardo, Roberto Elibio Bianchini, Tiarlin Lima Abling
Professor tutor – Luís César Bertotto
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso/Administração (AGD0462) - Prática Módulo II
11/11/2014RESUMO

O objetivo deste trabalho é lembrar que a análise de qualquer fenômeno econômico deve apontar causas macroeconômicas e microeconômicas. A análise macroeconômica da parte econômica, das políticas econômicas em larga escala, da economia de um país de uma forma mais abrangente, do emprego e desemprego, inflação e muito mais, deve salientar também seus fundamentos microeconômicos. A análisemicroeconômica que se encarrega do comportamento de cada ator econômico de forma individual, como podem ser as famílias, as empresas ou os trabalhadores. Apesar da tendência atual ser a de se obter resultados cada vez mais precisos para os fenômenos econômicos é quase que impossível se fazer análises puramente frias e numéricas, isolando as complexas reações do homem no contexto das atividadeseconômicas.


Palavra Chave: Macroeconomia; Microeconomia; Diferenças Macro e Micro.



1 INTRODUÇÃO


Neste trabalho possibilitamos o conhecimento sobre a Economia que abrange um grande campo de conhecimentos especializados cujo interesse é a análise e previsão das atividades sociais relacionadas à produção e distribuição de produtos e serviços. Um fator que exerce influência significativanos estudos econômicos é a complexidade, isto é a interdependência entre os diferentes elementos que permeiam e estruturam a sociedade: concepções culturais e políticas das pessoas, a divisão social do trabalho, as ações governamentais, os mercados internacionais etc.

Neste trabalho serão apresentados os conceitos básicos de Macroeconomia e Microeconomia que motivam as análises e estudos dasações empresariais relacionadas à análise de investimentos em uma economia de mercado. Mesmo não sendo de conformidade, esses conceitos básicos se encontram estabelecidos no contexto teórico denominado síntese neoclássica, que combina os princípios da política macroeconômica com os princípios da teoria microeconômica.
2. MACROECONOMIAA macroeconomia é a parte da economia, bem como as políticas econômicas que são adotadas em larga escala, Isto é, engloba a sociedade em seu conjunto funcionando ao mesmo tempo, não de forma independente.

Macroeconomia estuda o funcionamento da economia de um país de uma forma mais abrangente. Este estudo abrange o nível geral de preços, emprego e desemprego, renda, produtonacional, investimentos, taxa de câmbio, balanço de pagamento, inflação, poupança e consumo, estoque de moeda, políticas fiscais, monetárias, cambiais entre outros fatores. 

O Produto nacional bruto (PNB) mede em termos monetários o que se produz em um país, a produção final, que corresponde, por definição, à demanda final. O PNB potencial, em determinado momento, depende da quantidade de fatores daprodução disponível, trabalho e capital e da tecnologia. Esses três elementos mudam com o tempo, e a teoria do crescimento analisa sua modificação em longo prazo.

A teoria macroeconômica estuda as causas e as conseqüências do desemprego. Até a publicação, em 1936, de The General Theory of Employment, Interest and Money (1936; Teoria geral do emprego, do juro e da moeda), de John Maynard Keynes,a explicação clássica das causas do desemprego dizia que elas eram determinadas pelas estruturas rígidas do mercado de trabalho, que impediam que os salários baixassem até o nível do ‘equilíbrio’.

Keynes (1936) afirmou que o desemprego pode estar relacionado a uma insuficiente demanda agregada ao mercado de bens, e não a um desequilíbrio no mercado de trabalho. Essa insuficiência tem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Do macro ao micro
  • Micro e macro
  • macro e micro
  • micro e macro
  • micro e macro
  • macro e micro
  • Macro E Micro
  • micro e macro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!