Micorrizas

Páginas: 3 (636 palavras) Publicado: 15 de abril de 2011
MICORRIZAS[1]

Eduardo S. Pagliosa[2]

Micorriza, do grego: myke = fungo e rhiza = raiz, é uma associação mutualística, na qual as raízes das plantas vasculares são invadidas por fungosespecíficos, ocorrendo uma perfeita integração morfológica e funcional entre os simbiontes (SILVEIRA, 1992).
A planta, através da fotossíntese, fornece energia e carbono para a sobrevivência emultiplicação dos fungos, enquanto estes absorvem nutrientes minerais e água do solo, transferindo-os para as raízes da planta, estabelecendo assim a simbiose (CHU, 2007).
Basicamente, asmicorrizas são agrupadas em dois grandes grupos (OLIVEIRA, 2007), conforme o aspecto morfológico e anatômico da colonização de raízes pelo fungo: Ectomicorrizas e Endomicorrizas.
Ectomicorrizas,caracterizam-se por um denso manto micelial envolvendo as raízes e invasão intercelular das células corticais da raiz pela hifa fúngica. Entretanto nas Endomicorrizas, as hifas formam uma rede externa nosolo e crescem extensivamente no interior das células do córtex radicular (OLIVEIRA, 2007).
A grande maioria das espécies vegetais formam esse tipo de associação. As micorrizas do tipo arbuscular(MA) estão incluídas no grupo das endomicorrizas e, embora o número de espécies seja pequeno em relação às ectomicorrizas, ocorrem em praticamente 4/5 das plantas vasculares. A denominação arbuscularé proveniente das estruturas especializadas do fungo, os arbúsculos, que participam intimamente da simbiose, intracelularmente, funcionando como sítio de troca de minerais e carboidratos (OLIVEIRA,2007).
O efeito benéfico mais marcante desta associação simbiótica está no aumento do crescimento das plantas mediante o aumento da absorção de nutrientes, especialmente aqueles menos solúveis,como fósforo, zinco e cobre, resultando em plantas mais nutridas e vigorosas, com mais resistência às condições ambientais adversas. Portanto, a micorriza tem um papel importante na sobrevivência e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Micorrizas
  • Micorrizas
  • Micorrizas
  • Micorrizas
  • Micorrizas
  • Micorrizas
  • Micorrizas
  • micorriza

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!