micorizas

1714 palavras 7 páginas
1. Introdução
Micorriza é uma associação mutualista não patogénica entre certos fungos do solo e as raízes da planta. A planta, através da fotossíntese, fornece energia e carbono para a sobrevivência e multiplicação dos fungos, enquanto estes absorvem nutrientes minerais e água do solo, transferindo-os para as raízes da planta, estabelecendo assim a mutualista da simbiose (Elizabeth, 2005).
As micorrizas são divididas em dois grandes grupos: ectomicorrizas endomicorrizas, classificadas de acordo com o aspecto morfológico e anatómico de colonização das raízes da planta pelo fungo (Paula, 2013).
As ectomicorrizas são formadas principalmente por fungos basidiomicetes e ascomicetes, e ocorrem em cerca de 3% das fanerógamas (Meyer, 1973); e nas regiões temperadas, onde o clima é mais frio, em 90% das espécies florestais (Paula, 2013).
Nas ectomicorrizas, os fungos que se associam às raízes não penetram nas células vivas, das raízes; e as hifas crescem entre as células do córtex da raiz, formando uma estrutura característica, a rede de Hartig. As raízes de vegetais com ectomicorrizas são desprovidas de pelos e a função deles é desempenhada pelas hifas do fungo (Paula, 2013).
As endomicorrizassão mais encontradas do que as ectomicorrizas, ocorrendo em aproximadamente 80% das plantas vasculares. O fungo componente dessa associação é um zigomiceto, e esse fungo penetra nas células corticais da raiz da planta, onde forma estruturas muito ramificadas. As endomicorrizas são frequentemente chamadas de fungos micorrízicos arbusculares, cujas hifas se estendem pelo solo por vários centímetros, aumentando significativamente a quantidade de nutrientes essenciais e fosfato necessário ao desenvolvimento da planta (Paul­­a, 2013).
A associação de fungos e raízes de plantas é muito antiga e pode ser demonstrada por vários fósseis. Estudos sugerem que estas associações foram muito importantes para a conquista do ambiente terrestre pelas plantas, pois na época das primeiras

Relacionados

  • A etica protestante e espirito capitalista martin clatret
    372 palavras | 2 páginas
  • Introdu o
    1644 palavras | 7 páginas
  • Resumo
    18294 palavras | 74 páginas
  • fanerogamas
    5580 palavras | 23 páginas